NOVANET

Vida Plena

Gordices da KÁ

08 janeiro 2023

Lula decreta intervenção federal em Brasília

Depois de falha de segurança, grupo contrário ao resultado das eleições invadiu e depredou os prédios do Planalto, do Supremo Tribunal Federal e do Congresso.

O  presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou intervenção federal na área de segurança pública em Brasília depois de manifestantes contrários ao resultado da eleição de 2022 invadirem e depredarem os prédios do Palácio do Planalto, do Supremo Tribunal Federal e do Congresso. 

O interventor será Ricardo Garcia Capelli, secretário-executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública. O decreto de intervenção ainda precisa ser analisado pelo Congresso, que tem 24 horas para analisar a questão.

Se aprovada, a intervenção dura até o dia 31 de janeiro.

Mais cedo, o senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), líder do governo no Congresso Nacional, afirmou que acionaria a Procuradoria-Geral da República (PGR) para que fosse decretada intervenção na segurança pública do Distrito Federal.

Por volta das 14h40, extremistas invadiram o Congresso Nacional sob uma chuva de bombas de gás lacrimogênio. Em seguida, conseguiram passar pelas barricadas da Polícia Militar do Distrito Federal e entrar no Palácio do Planalto, sede da Presidência da República.

Aos gritos de “faxina geral” e ao som do Hino Nacional, manifestantes ocuparam a Esplanada dos Ministérios, na tarde deste domingo (8/1), em protesto contra a vitória de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nas eleições 2022.

'Má-fé' das forças de segurança 
Lula também disse que houve "incompetência, má-fé ou maldade" das forças de segurança do Distrito Federal. "Houve eu diria, incompetência, má vontade ou má-fé das pessoas que cuidam da segurança pública do DF. Não é a primeira vez. Vocês vão ver nas imagens que eles [policiais] estão guiando as pessoas na caminhada até a praça dos Três Poderes", disse o presidente.



Nenhum comentário: