Com voto do Progressista Xico Vilela vereador Luciano Bertinetti foi eleito presidente.
Na tarde desta quarta-feira (21) aconteceu a última sessão ordinária do ano de 2022 na Câmara Municipal de Canguçu-RS, e como consta no regimento nesta sessão deve ser escolhida a nova mesa diretora da casa legislativa para o ano de 2023. Os partidos indicaram os seguintes candidatos para Presidente do Legislativo:
- Bancada do PP indicou o vereador Arion Braga
- Bancada do PSB indicou vereador Arion Braga.
- Bancada do MDB indicou vereador Luciano Bertinetti
- Bancada do PT indicou vereador Arion Braga
- Bancada do PSDB indicou vereador Arion Braga
- Bancada do PTB indicou vereador Luciano Bertinetti
A indicação do PSB, que integra a base governista junto ao MDB e ao PTB, surpreendeu indicando um vereador de oposição. Porém com o voto do Vereador Xico Vilela (PP) a eleição ficou com o candidato que representa a base governista, Luciano Bertinetti (MDB). "Mais uma vez o partido MDB conseguiu rachar com partido Progressistas", disse o vereador Oraci Teixeira (PSB) ao anunciar voto para Arion Braga em clara crítica ao voto de Xico Vilela (PP), que ao votar disse que "palavra dada era palavra cumprida".
Oraci tem divergências com Bertinetti que já se tornaram públicas em pronunciamentos no legislativo.
Já o voto de Xico Vilela foi uma surpresa até para os colegas de partido que tinham candidatura própria. Este fato pode indicar a saída de Vilela dos Progressistas e um retorno ao PTB, que ele já fez parte, ou até embarcar na nova legenda PL que deve ser criada no município. Também teria sido oferecido o cargo de Presidente para o vereador no ano de 2024.
Por parte dos Progressistas não está descartada possibilidade de expulsão do Vereador por infidelidade partidária.
Luciano será o presidente da Câmara para 2023.
Ficou assim a mesa da Câmara Diretora para 2023:
PRESIDENTE - Luciano Bertinetti (MDB)
1º Vice-Presidente: Emerson Machado (PTB)
2° Vice-Presidente: Marcelo Maron (PTB)
1º Secretário: Diego Wolter (MDB).
2º Secretário: Silvio Neutzling (MDB).
XICO JUSTIFICA VOTO:
O Vereador Xico Vilela (PP) justificou seu voto dizendo que já havia assumido compromisso de votar no candidato do MDB bem antes do colega Arion anunciar candidatura, e não iria voltar atrás. Até porque já tinha assinado, inclusive, um documento. Sobre votar em partidos adversários ele citou diversas vezes que isto aconteceu. E finalizou: "Hoje tô me sentindo tão mal que parece que tô fazendo a coisa mais errada do mundo. Mas vou chegar em casa e olhar pros meus filhos e dizer: O pai ainda tem vergonha na cara", disse.
ORACI JUSTIFICA VOTO:
O Vereador Oraci fez fortes críticas ao vereador eleito Luciano Bertinetti, dizendo que há mais de um ano anunciou que não votaria nele. "E sou homem de palavra", destacou. Ainda criticou que naquela casa poucos teriam palavra. Ele também mandou um recado a bancada do MDB: "Não bebo água nas orelhas de ninguém, não me vendo. Entrei na Prefeitura por concurso prestado e tenho maior orgulho em ser funcionário público. Não cheguei nesta casa em vão e sairei daqui com cabeça erguida do dever cumprido", disse, ressaltando que não depende de favores ou acertos com a situação.
PRESIDENTE ELEITO LUCIANO RESPONDEU A VEREADOR ORACI
Em seu pronunciamento o vereador Luciano respondeu ao vereador Oraci pelas críticas recebidas e pelo fato de não ter cumprido sua palavra de votar no acordo estabelecido no início do mandato.
"O que nos levou a uma nova construção hoje, lamentavelmente, foi por equívocos causados por colega - aqui nessa casa - que não soube separar o que é ser vereador e o que é ser funcionário público, infelizmente. Ele quis trabalhar como funcionário público, dirigir como vereador. O que é pra um é pra todos dentro da secretaria", disse. E completou: "Lamentavelmente nós temos na casa uma pessoa que não sabe se comportar, que não tem palavra, e que nem a assinatura vale. Porque ele assinou um papel falando que ia votar, com representantes do partido dele, com nossa bancada, nosso Prefeito, e não cumpriu", disse.
Nenhum comentário:
Postar um comentário