NOVANET

Vida Plena

Gordices da KÁ

20 dezembro 2022

Aegea compra Corsan por R$ 4,15 bi em leilão sem disputa

 A empresa privada de saneamento Aegea arrematou nesta terça-feira a Corsan, empresa estatal gaúcha de água e esgoto, com a proposta de R$ 4,151 bilhões, o que representa um ágio de apenas 1,15%. A Aegea foi a única proponente do certame que privatizou a estatal.


O leilão foi marcado por uma série de incertezas que afastou outros possíveis competidores pelo ativo. De acordo com reportagem do Valor Econômico, Iguá, Águas do Brasil e Equatorial chegaram a analisar uma eventual participação no certame, mas desistiram. Outros fundos internacionais também se interessaram pelo ativo inicialmente, mas avaliaram que os riscos eram elevados.

No mercado, a crítica era de que o processo de privatização foi muito acelerado e que há incertezas jurídicas quanto a eventuais rompimentos de contrato de municípios gaúchos com a empresa privatizada. Uma parte relevante das cidades que hoje têm contratos com a estatal não assinou aditivos para adequação ao marco do saneamento, por exemplo.

Outra questão sensível é o passivo da empresa, que em setembro era de R$ 8,379 bilhões, dos quais R$ 2,166 bilhões têm vencimento até setembro de 2023. Hoje, a Corsan atende 317 municípios no Rio Grande do Sul e possui cerca de 5.700 funcionários. Das cidades que a estatal atende hoje, 96,7% têm água potável, mas apenas 16,3% tem esgoto tratado.

O certame também foi marcado por disputas judiciais e, até as vésperas de acontecer, ainda era incerto. O leilão chegou a ser suspenso por uma liminar (decisão provisória) do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT-4) no dia 15 de dezembro, mas o governo gaúcho conseguiu anular a decisão na noite desta segunda-feira.

Globo

Nenhum comentário: