NOVANET

Vida Plena

Gordices da KÁ

25 agosto 2022

Canguçu tem caso suspeito de Monkeypox


No dia 24 de agosto, a Secretaria Municipal de Saúde realizou a coleta do primeiro caso suspeito de monkeypox, a varíola dos macacos, em Canguçu.

O paciente, que é residente de Canguçu, não realizou viagens nos últimos dias e nem teve contato com casos suspeitos e/ou positivos da doença. O mesmo permanece isolado até o resultado final do exame. 

A coleta foi encaminhada ao Laboratório de Saúde Pública do Rio Grande do Sul, o LACEN, e o resultado deve sair em alguns dias. Em caso de negativa ou confirmação, será feito um novo comunicado pelos canais de comunicação da Prefeitura.

Confira abaixo, os principais sintomas da doença:

-Febre;

-Cefaleia Intensa;

-Linfadenopatia;

-Dor nas costas;

-Astenia intensa;

-Dor de garganta;

-Tosse;

- Lesões na pele (podendo variar os locais e a quantidade de acordo com cada caso). 

Formas de contágio:

-Transmissão por gotículas respiratórias;

- Contato com lesões na pele de paciente infectado;

- Contato com objetos recentemente infectados.

A Secretaria de Saúde informa ainda que pacientes que apresentarem sintomas devem procurar uma Unidade Básica de Saúde mais próxima.

Qualquer nova informação, a comunidade será devidamente informada!

Nenhum comentário: