José do Espírito Santo, modesto espírita da cidade de Nilópolis, Estado do Rio de Janeiro, falava à porta do Centro Espírita, a pequeno grupo de amigos:
- Sim, meus irmãos, a caridade é a maior bênção.
Nisso, passam dois estudantes, ouvem breves trechos da palestra e avançam conversando:
- Você ouviu? Todo espírita é só “fachada”!
- Realmente. Fazem as coisas “para inglês ver”.
Logo depois, os rapazes deparam com infeliz mendigo. Pálido e doente. Sem paletó. Camisa em frangalhos. Pele à mostra.
O mendigo, a tremer de frio, estende-lhes a mão magra a pedir esmola.
Um dos estudantes dá-lhe alguns centavos.
Os estudantes notam, então, que José do Espírito Santo, o palestrante espírita, vem vindo sozinho, pela rua. E um deles diz:
- Olhe! Lá vem o “tal”! Aposto que não dará nada a esse homem.
- Sim. Vamos ver. Afastemos um pouco, senão ele vai querer “fazer cartaz”.
- Os dois jovens ficaram escondidos na esquina, um pouco adiante.
O mendigo roga auxílio.
José chega junto ao mendigo e o abraça fraterno.
Em seguida, apalpa os bolsos e exclama:
- Infelizmente, meu amigo, estou sem um níquel...
Os jovens entreolham-se, rindo... Um deles recorda:
- Não lhe disse? Espírita é só “fachada”!
O Espírita condoeu-se, vendo a nudez do mendigo que tremia de frio. Deitou um olhar em torno para ver se estava sendo observado. Sentiu a rua deserta. Num gesto espontâneo, tirou o paletó. Dependurou a peça num portão de residência próxima, arrancou a camisa felpuda e, seminu, vestiu-a no mendigo boquiaberto, mas encantado.
A seguir, após recobrir, à pressa, o busto nu com o paletó, disse ao mendigo com simplicidade:
- Meu amigo, é só isso que tenho hoje. Volte aqui neste mesmo lugar amanhã.
E apressou o passo para a frente, enquanto o mendigo sorria, feliz.
No outro dia, os dois estudantes estavam no templo espírita, ouvindo a pregação.
Fonte: Livro, Almas Em Desfile – Pelo espírito Hilário Silva / Psicografia de Chico Xavier e Waldo Vieira.
“Precisamos nos preocupar em dar melhores exemplos. A palavra que brilha na tribuna, muitas vezes, não passa de moldura iluminada... A verdadeira eloquência é a das atitudes concentradas no bem – do bem que arregaça as mangas e transforma o mundo, através das mãos de quem o pratica”. Chico Xavier
Liga Espírita Pelotense
Nenhum comentário:
Postar um comentário