NOVANET

Vida Plena

Gordices da KÁ

12 janeiro 2016

Só 1 deputado gaúcho esteve em todas sessões da Câmara

Um levantamento realizado pelo portal Congresso em Foco expôs que os deputados de primeiro mandato lideraram o placar de mais assíduos da Câmara Federal. Dos 513 parlamentares, menos de 4% estiveram presente em todos os dias de sessões obrigatórias, as chamadas sessões deliberativas. Dos 19 parlamentares que marcaram presença em todos os 125 dias em que estavam previstas votações, 11 são “calouros” na Casa. Entre os gaúchos, somente um participou de todos os dias de votações: José Stédile (PSB-RS). O deputado está em seu segundo mandato na Casa.

Entre os “veteranos” mais presentes em plenário, três também não tiveram nenhuma falta no mandato anterior: Manato (SD-ES), Tiririca (PR-SP) e Lincoln Portela (PR-MG). O caso de Manato é ainda mais curioso. Em seu quarto mandato, o capixaba marcou presença em todos os dias com votação nos últimos dez anos. A última vez que ele faltou a uma sessão foi em setembro de 2005, quando seu pai faleceu.

A bancada dos 100% presentes reúne deputados de dez estados e 11 partidos. São Paulo, com cinco parlamentares, e Minas, com quatro, são as unidades federativas com mais representantes nessa lista. Amazonas e Rio de Janeiro têm dois nomes cada. Assim como o Rio Grande do Sul, os estados do Espírito Santo, Tocantins, Paraná, Mato Grosso e Ceará têm apenas um nome.

Veja a lista dos 19 deputados que nunca faltaram às sessões deliberativas 

Manato (SD-ES)
Carlos Henrique Gaguim (PMB-TO)
Conceição Sampaio (PP-AM)
Delegado Edson Moreira (PTN-MG)
Flavinho (PSB-SP)
Glauber Braga (Psol-RJ)
Hermes Parcianello (PMDB-PR)
José Stédile (PSB-RS)
Lincoln Portela (PR-MG)
Márcio Alvino (PR-SP)
Marcos Rotta (PMDB-AM)
Miguel Haddad (PSDB-SP)
Miguel Lombardi (PR-SP)
Professor Victório Galli (PSC-MT)
Ronaldo Martins (PRB-CE)
Sóstenes Cavalcante (PSD-RJ)
Tenente Lúcio (PSB-MG)
Tiririca (PR-SP)
Weliton Prado (PMB-MG)

Nenhum comentário: