NOVANET

Vida Plena

Gordices da KÁ

08 janeiro 2016

Estado oferece plano de reestruturação para Hospital

Na quinta-feira (07) ocorreu uma audiência em Porto Alegre, na Secretaria Estadual de Saúde (SES), às 17h00, com presença de algumas das gestoras do Hospital de Caridade de Canguçu e da Delegada Regional de Saúde Kátia Hoffmann. Segundo Kátia a reunião definiu um novo plano de recuperação e gestão para o hospital.
Sem entrar em detalhes, durante entrevista para Rádio Liberdade AM nesta manhã, as gestoras Simone Bento e Raquel Picanço informaram que haverá uma reestruturação na instituição. Existe a possibilidade da ajuda de agentes técnicos da Secretaria Estadual da Saúde colaborarem no estudo das atividades da saúde.

Segundo Raquel Picanço atualmente o hospital atua com 85% de atendimentos no SUS e o percentual deverá ficar em 60%. A ideia é diminuir o serviço sem perder a qualidade. "A estratégia não é tão fácil. Tem que readequar toda uma organização em função econômica", lembra Raquel.
Para a Delegada Regional de Saúde, Kátia Hoffmann, nos últimos anos foi criado um "elefanta branco" no hospital vindo dinheiro e não havendo acompanhamento de como era investido o dinheiro que chegava a instituição. "É uma estrutura enorme, aonde se vinha dinheiro "a rolar", e eu posso dizer que não teve acompanhamento nenhum em algum tempo na gestão do hospital nem de contratos, nem de fiscalização, nem de onde foi o dinheiro, o que fizeram..", lembrou. dizendo que anteriormente havia descontrole. Agora uma equipe irá avaliar os contratos e realizar um pente fino na gestão hospitalar, não só de Canguçu, mas acontecerá em todo o Estado. Para a Delegada a contratualização feita no passado é que está causando tantos transtornos na área da saúde.
Na manhã desta sexta-feira (08) acontece um novo encontro entre estado e agentes de saúde, em Pelotas, para debater situação dos municípios da região.
Segunda-feira (11) acontecerá assembleia dos associados do hospital para receber detalhes do plano oferecido pelo estado e como será realizado. Para que seja efetivado precisará da aprovação do grupo.

OUÇA TRECHO DA ENTREVISTA ABAIXO:


Nenhum comentário: