NOVANET

Vida Plena

Gordices da KÁ

05 agosto 2015

Projeto destaca Ametista como mineral símbolo do RS

Na tarde de terça-feira (04), os deputados estaduais do Rio Grande do Sul aprovaram por 42 votos o Projeto de Lei 101 – 2013, de autoria do deputado Gilmar Sossella (PDT), que institui a pedra Ametista como mineral símbolo do nosso Estado. 
O projeto foi apresentado por Sossella (PDT) no ano de 2013, devido à importância desta pedra para o Rio Grande do Sul, terra abençoada por recursos minerais. A ideia do projeto foi sugerida à Sossella, pelo atual prefeito do município, Gilmar da Silva (PDT) e pelos vereadores Laury Ribeiro (PDT) e Agostinho Zanatta (PDT). “Ficamos muito felizes com a aprovação deste nosso projeto, temos aqui no Estado as melhores e maiores jazidas de ametista do Brasil e uma das melhores do mundo, onde se localizam vários municípios que extraem estas pedras, o principal deles é Ametista do Sul, já conhecida como a Capital Mundial da Pedra Ametista. Acreditamos que este projeto projetará ainda mais o município e a região, além de beneficiar os mais de 2 mil garimpeiros que hoje são associados à Cooperativa do Médio Alto Uruguai (Coogamai), e que vivem da extração destas pedras respeitando as leis e normas a serem seguidas pela legislação", destaca Sossella.

Nenhum comentário: