A manhã de segunda-feira (10) marcou o início de uma mobilização, que irá durar toda a semana, em prol da educação. Professores e demais profissionais da área realizaram assembleia no ginásio de esportes, promovida pelo SIMCA, e decidiram uma série de pautas para debater com a administração municipal e a comunidade Canguçuense.
Até o dia 14 professores estarão mobilizados em frente a Prefeitura Municipal. Veja imagens da caminhada desta manhã (10). Fotos: Augusto Pinz/Canguçu em Foco
CARTA ABERTA À COMUNIDADE
Até o dia 14 professores estarão mobilizados em frente a Prefeitura Municipal. Veja imagens da caminhada desta manhã (10). Fotos: Augusto Pinz/Canguçu em Foco
Fotos: Augusto Pinz/Canguçu em Foco
CARTA ABERTA À COMUNIDADE
Os Profissionais da Educação do Município de Canguçu vêm comunicar a população canguçuense que a MOBILIZAÇÃO EM FAVOR DA EDUCAÇÃO, surgiu mediante preocupações com:
A dificuldade em realizar uma educação de qualidade na atual condição;
A falta de repasses de verbas dos Programas Federais como: PDDE, Programa Educação Integral (Mais Educação), Mais Cultura nas Escolas, Escola do Campo, Água e Saneamento, entre outros;
O atraso e distorção custo/repasse no transporte escolar do Estado para o Município.
(atualmente em torno de 4 milhões);
As dificuldades de trabalhar nas escolas por falta de recursos humanos;
A falta de previsão orçamentária para a manutenção das escolas no município;
A não estruturação de um plano de carreira para os trabalhadores da educação;
O não pagamento do piso do magistério.
A baixa arrecadação municipal e despesas crescentes;
O Constante crescimento da folha salarial;
Despesa com transporte escolar crescente;
Judicialização da educação;
Diminuição dos recursos dos entes Federais e Estaduais para o município.
Assim posto, entendemos necessárias ações de esclarecimentos e conscientizações que começarão com uma assembleia geral convocada pelo SIMCA, no dia 10 de agosto, às 9h,
no Ginásio Municipal Conrado Ernani Bento. Após a assembleia este Movimento sairá em caminhada em direção a Praça Central.
Durante a semana do dia 10 a14 de agosto ocorrerão atividades como:
Reunião com o Ministério Público;
Divulgação nos meios de comunicação da pauta deste movimento;
Panfletagem;
Participação na Sessão na Câmara de Vereadores;
Reunião com a Comissão do Plano de Carreira do magistério municipal;
Reunião com o Prefeito Municipal.
Nós como Profissionais da Educação vimos como necessidade debater com a comunidade assuntos que venham em favor de nossas escolas, nossos alunos e nossa valorização profissional.
Diante do exposto, propomos não haver aula nas escolas municipais de ensino fundamental de Canguçu, durante este período.
EM FAVOR DA EDUCAÇÃO
Movimento Apartidário, Educacional e Social.
Canguçu, agosto de 2015
Nenhum comentário:
Postar um comentário