NOVANET

Vida Plena

Gordices da KÁ

04 agosto 2015

Economizar água é uma necessidade para a construção civil

A água é um dos principais insumos da construção civil no mundo inteiro. Maquinário de corte e produção de cimento são alguns exemplos do seu uso em obras. Nos últimos anos, a ameaça de escassez global do produto, leva o setor a repensar a sua utilização, já que 16% da água do planeta é consumida pela construção civil. É hora de buscar a utilização com responsabilidade e economizar o líquido na realização dos imóveis. A 18ª Construsul - Feira Internacional da Construção, que ocorre de 5 a 8 de agosto, nos pavilhões da Fenac, em Novo Hamburgo, RS, terá a presença de expositores que trazem novidades nesse sentido de preservação do manancial hídrico. 

Entre eles, está a Hydra, que apresentará lançamentos em chuveiros, sistemas de aquecimento e válvulas de descarga. Entre as novidades, as duchas eletrônicas Safira, Quadratta e ND Blindada, todas com capacidade efetiva de economia de água e energia. A ducha multitemperatura Dakar 4T e a ducha higiênica multitemperatura Persona 4T, foram projetadas para um banho com utilização da quantidade certa de água, evitando desperdícios. As válvulas de descarga também possuem a premissa da economia de água, permitindo uma redução de consumo médio de 60%. 

A Hidro Sistemas - Eficiência em Água e Energia, é outro expositor que atua fortemente em sistemas de condução de fluídos, em especial a água. A empresa atua nos mercados de irrigação agrícola, irrigação de paisagismo e sistemas de bombeamento para indústrias e saneamento básico. 

Sustentabilidade

A Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) é uma das entidades que busca disseminar o conceito de sustentabilidade nas construções que ocorrem no país, com o objetivo de reduzir os impactos negativos no meio ambiente. Para o presidente da CBIC, José Carlos Martins, a cadeia produtiva da construção civil tem uma nova agenda a cumprir. 

- As mudanças climáticas e a escassez de recursos naturais exigem novas formas de organização empresarial e política. O modelo a ser buscado pelo setor é o do desenvolvimento humano, da inovação tecnológica e do uso e reuso equilibrado de recursos disponíveis, bem como da reciclagem - salienta Martins. 

Por isso, o uso de fontes de energia renovável, material reciclável, luz e ventilação naturais, cobertura verde e, claro, a economia de água na obra são tendências da construção civil. A principal dica para economizar água na obra é sua reutilização. Estocar água usada em certas operações pode ser uma ótima solução para o seu reuso. Outra possibilidade interessante é o recolhimento de água da chuva para sua utilização futura.

A reutilização é uma forma de economizar água na obra, mas não a única. Com os avanços tecnológicos, hoje existe uma série de materiais de construção inteligentes, que não exigem adição ou uso de água, que vão de argamassas a ferramentas. Isso gera uma maior produtividade para sua construção.

Sobre a Construsul e ExpoMáquinas

A Construsul é o segundo maior encontro de construção civil do País e o maior da Região Sul, onde se reúnem as indústrias, o varejo, compradores, construtores, lojistas, engenheiros, arquitetos, entidades setoriais, representantes de governo e a imprensa. Todos, com a proposta de sinalizar o desenvolvimento do setor. O evento recebe hoje as maiores empresas do segmento, mostrando além de sua credibilidade, o elevado grau de desenvolvimento que atingiu. Paralelamente acontece a ExpoMáquinas, maior exposição da Região Sul de Máquinas e Equipamentos para Construção.

PlayPress Assessoria de Imprensa

Nenhum comentário: