Arte: Gustavo Lapischies
Neste domingo, 26 de abril, o Grêmio Atlético Farroupilha completa 89 anos. O campeão de 1935, ano do centenário da revolução, segue forte para manter acesa a chama que tantas alegrias traz para sua fiel torcida. É como batalhar contra um leão por dia nas dificuldades que o futebol do interior gaúcho impõe.
Porém, o aniversário do time acontece em um momento de reflexão e transformações na equipe. Com dificuldades para manter sua estrutura de futebol o Fantasma passa por turbulências internas na administração.
Jogando a "terceirona" gaúcha o time empatou os três jogos que disputou até o momento. Os atletas da equipe receberam, na sexta-feira (24) metade do valor dos salários. Já a comissão técnica continua com dois meses de salários atrasados.
Com esse panorama o presidente do Conselho Deliberativo do Clube, Reginaldo Bacci pediu demissão do cargo. Ele assumiu como presidente da equipe no final de 2013 em campanha contra o antigo mandatário, Ewaldo Poeta. De lá pra cá Bacci falou muito sobre mudanças e projetos, mas concretizou muito pouco. Seu irmão, Renaldo Acunha assumiu a presidência da equipe neste ano e também já colocou o cargo a disposição. Atualmente comanda, interinamente, o professor Alcyr Moraes.
O treinador da equipe, Badico, tem se mostrado mais que simplesmente o técnico. Em entrevista ao jornal Diário Popular ele admitiu as dificuldades e tem procurado ajudar a direção na busca de recursos.
Atualmente, a folha de pagamentos do Fantasma gira em torno de R$ 26 mil. Cada jogador do elenco recebe cerca de R$ 700,00. "No momento, estamos recebendo poucas ajudas. Infelizmente, estes problemas financeiros são algo comum no interior gaúcho. Tomara que esta situação se resolva o quanto antes", completou.
Na mesma entrevista o então presidente Acunha dizia que não sairia da direção do time. E também é informado que o diretor Bacci - que queria ser vice-prefeito de Pelotas na última eleição concorrendo na chapa do deputado Catarina (PSB) - teria prometido que conseguiria recursos o que não ocorreu.
A história do "Farrapo" é gloriosa. Campeão gaúcho em 1935, cinco vezes campeão do interior, seis vezes campeão citadino e vice-campeão da segunda divisão de 2004. Antigamente Grêmio Atlético 9º Regimento da Infantaria. Fundado em 26 de abril de 1926 por militares que serviam no 9º Regimento de Infantaria do Exército Brasileiro, o Grêmio Atlético Farroupilha começou sua trajetória com o nome de Grêmio Atlético do 9º Regimento. O nome permaneceu até 1941, quando o então presidente Getúlio Vargas proibiu por decreto que as unidades militares emprestassem seus nomes à agremiações civis. Sendo assim, os dirigentes da época optaram por adotar o nome de "Farroupilha", em alusão ao maior título obtido pelo clube: o Campeonato Estadual de 1935.
E para manter esta história é preciso superar os problemas do presente garantindo um futuro de novas e grandiosas conquistas do Grêmio Atlético Farroupilha.
O site Canguçu em Foco, que no seu editor Augusto Pinz tem um torcedor do Fantasma, fica na expectativa desta retomada no caminho de glórias e parabeniza a equipe neste aniversário.
E para manter esta história é preciso superar os problemas do presente garantindo um futuro de novas e grandiosas conquistas do Grêmio Atlético Farroupilha.
Foto: Maidana Idiarte/Canguçu em Foco
O site Canguçu em Foco, que no seu editor Augusto Pinz tem um torcedor do Fantasma, fica na expectativa desta retomada no caminho de glórias e parabeniza a equipe neste aniversário.


Nenhum comentário:
Postar um comentário