O fechamento de leitos destinados ao SUS na Santa Casa de Rio Grande foi o principal tema da reunião realizada hoje (20), em Pelotas, pela Comissão Intergestores Regional (CIR). A Secretaria Estadual da Saúde foi representada pelo diretor do Departamento de Assistência Hospitalar e Ambulatorial, Alexandre Britto.
Ficou definido que a Santa Casa de Rio Grande terá um prazo de 72 horas para retomar os serviços de neurologia e traumatologia. "Caso a instituição não cumpra esse prazo , deverá ocorrer uma intervenção municipal na gestão hospitalar", declarou Alexandre Britto.
Ele informou também, que até o momento, os pacientes tiveram sua assistência assegurada por meio da transferência provisória para os hospitais de Pelotas. A decisão foi tomada em reunião que contou com a presença de mais de 300 pessoas, incluindo prefeitos, secretários municipais de saúde e parlamentares.
De acordo com coordenadora Regional da Saúde, Kátia Hoffmann, o Estado considera que houve quebra de contrato quando a Santa Casa suspendeu os atendimentos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Nas duas situações – se a Santa retomar os atendimentos ou se o município passar a gerir o hospital – um novo contrato deverá ser assinado. Por ano, a instituição recebe R$ 71 milhões do Governo do Estado. A reportagem não conseguiu contato com a administração do hospital.
Dentro da agenda de visitas à Região Sul do Estado, o diretor do DAHA participou de reunião com o prefeito municipal de Pelotas, Eduardo Leite, e com a secretária municipal de Saúde, Arita Bergmann. Em visita ao Hospital Universitário São Francisco de Paula, Britto discutiu a criação do serviço de neurologia e de leitos para uma linha de cuidado específica para o atendimento a casos de Acidente Vascular Cerebral (AVC). Ainda em Pelotas, Alexandre Britto participou de reuniões na Santa Casa, na Beneficência e no Hospital Escola da Ufpel para avaliar com os gestores a qualificação dos serviços hoje existentes nesses hospitais.

Nenhum comentário:
Postar um comentário