NOVANET

Vida Plena

Gordices da KÁ

16 março 2015

Demora na marcação de exames preocupa população

Os usuários do sistema público de saúde de Canguçu estão apreensivos com a demora na marcação de exames. Segundo manifestação de ouvintes no programa "Cultura Notícias", na manhã desta segunda-feira (16), na rádio Cultura AM, pessoas aguardam desde Outubro de 2014 a marcação de ultrassonografias. Outra ouvinte disse que espera desde abril de 2014,quase um ano, os exames. Outros dizem que fazem os exames mas demoram tanto para conseguir o retorno das consultas com especialistas que os exames acabam sendo rejeitados pelos médicos que pedem que os mesmos sejam refeitos. Problemas no raio-x também foram lembrados.
Segundo a secretária de saúde, Luciane Bastos (PT), um problema com a empresa Radpel na sexta-feira (13) quando a máquina de raio-x apresentou problemas e que estaria previsto para retorno do atendimento nesta segunda-feira (16) junto ao Pronto Atendimento. No mês de fevereiro também foi relatada uma demora na entrega dos laudos dos exames. A secretária revela que todos os laudos que estavam atrasados já foram colocados em dia e os usuários que aguardam desde dezembro para a retirada já podem fazê-la.
Em relação aos exames realizados em Pelotas, foi informado que o agendamento é realizado em uma central em Pelotas. Durante reunião realizada na cidade vizinha os médicos reguladores desta central começaram a exigir que toda a história clínica dos pacientes sejam expostas nas requisições, diferente de como era feito até então. Com isso diversas requisições foram devolvidas para secretaria de saúde de Canguçu e os laudos precisaram ser redirecionados aos médicos para que façam a história clínica mais contundente para ser liberado em Pelotas, o que causou alguma demora. "Isso é um protocolo instituído por Pelotas e nós temos que cumprir", revela a secretária Luciane, que disse que reuniões com médicos do atendimento básico de saúde já foram informados que agora as requisições precisam ser mais elaboradas. Um médico está acompanhando todas as marcações e quando percebe algum erro já comunica o médico pedindo que seja imediatamente refeito o pedido.
A Secretária também revelou que as consultas ofertadas no interior do município dobraram. Ela comenta que foram feitas algumas críticas do tempo das consultas e que agora o atendimento é feito mais qualificado.

Nenhum comentário: