NOVANET

Vida Plena

Gordices da KÁ

26 fevereiro 2015

Protesto de caminhoneiros já afeta a construção civil no RS

A construção civil do Rio Grande do Sul já começa a sentir os primeiros efeitos dos protestos e paralisações dos caminhoneiros em todo estado. O Sindicato da Indústria da Mineração de Brita, Areia e Saibro do Estado do RS (Sindibritas) e a Associação Gaúcha dos Produtores de Brita, Areia e Saibro (Agabritas) alertam que os insumos não estão chegando às obras e às concreteiras.

- Com aproximadamente uma semana de paralisação, as mineradoras gaúchas já começaram a sentir os efeitos. Está começando a faltar cimento e insumos nas obras. Nosso setor depende exclusivamente do transporte rodoviário. Estes atrasos estão gerando muitos transtornos para a economia do país - destaca o presidente do Sindibritas e da Agabritas, Pedro Antônio Reginato.

Apesar dos transtornos, o presidente do Sindibritas e da Agabritas entende a necessidade de protestos para reivindicar melhores condições nas estradas brasileiras.

- É um protesto que atrapalha o cotidiano das pessoas e das empresas, mas é uma reivindicação válida. Os caminhoneiros reclamam o aumento do diesel e protestam por melhorias nas estradas. Espero que a situação seja resolvida o quanto antes, para não parar a construção civil no estado - ressalta Pedro Antônio Reginato.

Na empresa Concresul, com sede em Caxias do Sul, está faltando cimento, material que chega à empresa vem do Paraná, estado que também participa de paralisações. Além disto, a diretoria da empresa relata que vários caminhões com insumos para empreiteiras estão trancados nos protestos gaúchos.

As peças de reposição das máquinas também estão trancadas nos protestos. O Sindibritas e a Agabritas afirmam que os insumos não correm o risco de estragar, pois podem ser armazenados a longo prazo nos caminhões. 


Sobre o Sindibritas

O Sindicato da Indústria da Mineração de Brita, Areia e Saibro do Estado do Rio Grande do Sul - Sindibritas recebeu o Certificado de Registro Sindical do MTE em 16 de dezembro de 2010 com o objetivo de coordenar, proteger e representar a indústria de mineração do RS. Tem como missão defender os interesses da categoria patronal, estimular a competitividade e promover a livre iniciativa. Além disso, busca celebrar convenções coletivas de trabalho respeitando limites éticos e cooperando com o governo e com a sociedade em nome do desenvolvimento sustentável.

Sobre a Agabritas

A Associação Gaúcha dos Produtores de Brita, Areia e Saibro - Agabritas - foi fundada em 27 de maio de 1980 e ao longo dos anos tem trabalhado pela união das empresas mineradoras, no desenvolvimento de parcerias, promovendo os seus interesses e objetivos comuns. A entidade atua com foco na comunicação eficaz com os principais órgãos de competência do setor, buscando atender as necessidades dos associados. As atividades são norteadas com o foco na preocupação ambiental e no desenvolvimento econômico e social.

Assessoria de Imprensa

Nenhum comentário: