NOVANET

Vida Plena

Gordices da KÁ

09 fevereiro 2015

Comunidade contrária a enturmação na educação em Canguçu

Audiência pública com casa cheia. Fotos: Augusto Pinz/Canguçu em Foco
A Secretária de Educação e Esportes, Ledeci Coutinho e o Prefeito Gérson Nunes ouviram, atônitos, a contrariedade da população ao processo de enturmação que o Executivo pretende realizar no município, durante reunião na tarde desta segunda-feira (09), na Câmara Municipal de Vereadores. A audiência pública sugerida pelo Legislativo foi de casa cheia, com pessoas aguardando do lado de fora do plenário e fazendo o relato das dificuldades que isso irá proporcionar, principalmente para alunos da educação infantil.
Os pais mostram preocupação com o fato dos pequenos enfrentarem longas distâncias, nas estradas nada confiáveis do município, no transporte escolar. Alguns, lembram que é direito da criança estudar em educandários próximos de sua residência.
O processo de enturmação pretende juntar jovens de escolas menores em outras escolas provocando o fechamento das escolas com poucos alunos e promovendo remanejamento de mão de obra dos professores e servidores para outros pontos.
O vereador Aparicio (PMDB) relata que a secretária Ledeci informou que existem escolas com apenas dois alunos e que não tem sentido manter a estrutura. Porém, em outros casos ele diz que está ao lado da comunidade querendo manter as escolas. Para ele a audiência foi fundamental para explicar a real intenção da ideia, que segundo ele não passou pela Câmara sendo tomada pela Prefeitura sem nenhum debate.
Mesmo com a contrariedade o Executivo deverá levar adiante a proposta. O Vereador Rodinha (PT) foi o único a se manifestar favoravelmente a proposta em público e foi muito vaiado pela comunidade. 
Veja vídeos com manifestações dos pais presentes no encontro:



Nenhum comentário: