Analistas do mercado financeiro reduziram pela sexta vez seguida as projeções para o desempenho da economia brasileira neste ano. De acordo com dados do boletim Focus divulgado nesta segunda-feira pelo Banco Central, a mediana das previsões para o Produto Interno Bruto (PIB) ficou em 0%. Na semana passada, a estimativa era também de estagnação, mas levemente maior (0,03%).
A projeção para a inflação também piorou pela sexta vez consecutiva. Agora, os economistas esperam que o IPCA, índice oficial, feche o ano em 7,15%. Na semana passada, a previsão era de que o IPCA fechasse em 7,01% neste ano e recuasse para 5,6% em 2016, ano em que o Banco Central espera que o índice chegue ao centro da meta, que é de 4,5%. A projeção para 2016 foi mantida.
Neste domingo, pesquisa Datafolha apontou que mais da metade dos brasileiros espera piora do cenário econômico neste ano. Ainda segundo o levantamento, oito em cada dez entrevistados esperava que a inflação subisse.
Na semana passada, o IBGE informou que a inflação acelerou para 1,24% em janeiro, maior taxa desde fevereiro de 2003. Em 12 meses, o IPCA, índice oficial, já avança 7,14%, acima do teto da meta do BC, que é de 6,5%.
Fonte: Yahoo
Nenhum comentário:
Postar um comentário