NOVANET

Vida Plena

Gordices da KÁ

12 janeiro 2015

Piratini está sem viaturas da BM e em clima de insegurança

O Vizinho município de Piratini, com mais de 20 mil habitantes, está sem nenhuma viatura para o atendimento de ocorrências por parte da Brigada Militar (BM). A informação veio a tona nesta segunda-feira (12) após o último veículo para de funcionar e se somar aos demais parados no pátio da BM daquele município.
A coluna da jornalista Rosane Oliveira, do jornal Zero Hora, classificou a cidade como "um símbolo do sucateamento do efetivo e da estrutura física da Brigada Militar". 
Em Piratini os 19 Brigadianos que compõem o batalhão da cidade estão desde a terça-feira, 6, sem viaturas para fazer o policiamento ostensivo. Os quatro veículos, um Prisma, uma camionete rural e duas motocicletas, estragaram. 
Segundo o vereador Serginho (PDT), que relatou o problema ao comando regional da corporação, alguns brigadianos têm utilizado veículos particulares para deslocamento até as ocorrências.

— É uma situação insustentável. Ficar quase uma semana sem viatura é um convite aos bandidos — reclama.

Segundo o comandante da região, tenente-coronel Carlos Alberto Brush, a situação que ocorre em Piratini é comum na região, já que a renovação da frota de viaturas é lenta e, quando alguma estraga, os reparos também demoram. Brush garante que um veículo será deslocado de Pelotas para substituir temporariamente os carros estragados.

Em Piratini, além do problema com as viaturas, a preocupação fica por conta do efetivo da corporação. A defasagem é tanta que, em 1989, a Brigada Militar da cidade tinha 83 policiais. Agora, tem apenas 19 e, a partir de março, com a aposentadoria de cinco servidores, ficará com apenas 14 PMs.

Nos primeiros dias do ano, o governador José Ivo Sartori editou um decreto limitando os gastos públicos e a contratação de servidores.


ENQUANTO ISSO...
Ações de segurança no município ficam restritas. Segundo Nael Rosa, da Rádio Nativa Fm, de Piratini, na noite do sábado, há rumores de que tiros foram disparados no balneário. Informações extraoficiais que partiram nesta manha da segunda-feira de uma fonte ligada à corporação dão conta de que no fim de semana um homem bêbado guiou de forma irregular por boa parte da cidade seu trator, subindo em calçadas, batendo em um muro e por fim tendo uma das rodas arrancadas. Para completar o quadro desastroso, uma moto teria sido roubada no início da manhã.
- Não atendemos a nenhuma das ocorrências. Não temos como, pois, estamos a pé. Está um caos - limitou-se a dizer um policial ao qual guardamos a identificação, revela Nael. O radialista também foi entrevistado na Rádio Liberdade AM e tratou deste tema que preocupa a população de Piratini.
No site "Mundo Piratini" é possível conferir a carta enviada pelo vereador do PDT aos responsáveis pela Segurança do Estado. Nela cita o contato com deputados estaduais da base do Governo Sartori (PMDB) como é o caso de Adilson Troca (PSDB) que teria sido o mais votado naquele município. Clique aqui e confira o documento

Nenhum comentário: