NOVANET

Vida Plena

Gordices da KÁ

29 janeiro 2015

Canguçuense participa de reunião com Marfrig

O Vereador Canguçuense, Neviton Nornberg (PDT), que atualmente ocupar a vaga de Superintendente regional do Trabalho e Emprego (MTE), participou de reunião no Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (RS) nesta quinta-feira (29), em Porto Alegre, com representantes do frigorífico Marfrig que apresentou a proposta de  manter suas atividades em Alegrete por no mínimo um ano, com a manutenção parcial do número de postos de trabalho. A empresa prometeu manter 250 trabalhadores no município e realocar até 120 em outras unidades do Estado. A proposta será analisada pelo Sindicato dos Trabalhadores da Indústria de Alimentação de Alegrete, que dará uma resposta na próxima reunião de mediação, marcada para a quinta-feira (5), às 11 horas, na sala 506 do TRT-RS. 
Guilherme Villa Verde (Secom/TRT4)

A Marfrig havia anunciado a despedida em massa de 600 empregados em Alegrete para o dia 4 de fevereiro, porque pretendia encerrar as atividades no local. A mediação no TRT-RS ocorreu após a decisão do juiz José Carlos Dal Ri, titular da Vara do Trabalho do Alegrete, nessa segunda-feira (26), que suspendeu a despedida dos 600 empregados até que ocorra uma negociação coletiva entre a Marfrig e o sindicato da categoria. A decisão atendeu o pedido de antecipação de tutela ajuizado pelo Ministério Público do Trabalho (MPT), e a multa pelo descumprimento da ordem judicial foi fixada em R$ 100 milhões.  Na primeira reunião de mediação no TRT-RS, realizada na terça-feira (27), o sindicato da categoria havia proposto que a empresa mantivesse as atividades em Alegrete por mais seis meses, período em que se buscaria viabilizar a continuidade do funcionamento da planta. 

A reunião foi conduzida pelo juiz auxiliar de Conciliação do TRT-RS, Carlos Alberto Lontra. Também participaram da mesa de mediação o procurador regional do Ministério Público do Trabalho (MPT) Paulo Eduardo de Queiroz e o chefe de gabinete da Secretaria do Trabalho e do Desenvolvimento Social do RS (STDS), Josué Francisco.



COMITIVA DE CANGUÇU
Neviton (PDT) também acompanhou a comitiva de Canguçu que esteve em audiência com o Secretário Estdual de Obras do RS, Gerson Burmann (PDT), junto com o Vice Prefeito Neizinho Bubolz (PDT), o Secretário de Obras, Trânsito e Serviços Urbanos Cesar Pinz Dos Santos (PDT) e a Secretária de Planejamento, Meio Ambiente e Urbanismo Aline Nunes (PT)
No encontro foi tratada a necessidade de uma negociação para uma proposta para novo convênio com a CORSAN e o município de Canguçu.

Nenhum comentário: