NOVANET

Vida Plena

Gordices da KÁ

19 dezembro 2014

O roubo do Papai Noel

Aconteceu algo cômico, para não dizer trágico! Enquanto tantos Papais Noéis encantam a criançada com seus presentes, suas risadas e seu sino, um Papai Noel diferente aprontou em Passo Fundo, RS. Na verdade, um ladrão invadiu um supermercado e roubou vários objetos. Para fugir do local de forma “discreta”, o ladrão vestiu-se de Papai Noel e fugiu num Taxi. O saco do nem tão bom velhinho estava recheado de notebooks, carrinhos, monitores e até mesmo protetor solar e grampeadores. Pena que não eram presentes para criancinhas; mas “coisas” para o próprio “Ladrão Noel”.
Esta notícia me fez lembrar que o Papai Noel, algumas vezes, é agente de um roubo diferente. Muitas vezes ele rouba o verdadeiro sentido do Natal, rouba o presépio, rouba o menino Jesus, rouba a estrebaria, rouba a Palavra de Deus. Coloca tudo no saco de presentes e foge. Um roubo qualificado e com requinte de crueldade!
 “Hoje mesmo, na cidade de Davi, nasceu o Salvador de vocês – O Messias, o Senhor” (Lucas 2.11). Este é o papel principal no natal de Deus. É o nascimento de Jesus como Senhor e Salvador. Não como médium, revolucionário ou ser iluminado - mas como Deus Salvador. 
Nada contra a Árvore de natal, ceias natalinas, luzes nas ruas, etc. Nada contra! Penso que até mesmo o Papai Noel tem o seu lugar; mas sempre como coadjuvante. Nada de roubar a cena. Afinal, como comemorar o aniversário sem o aniversariante? 
Sempre que observo esta correria de final de ano, o estresse e as melancolias de quem não conseguiu grana suficiente para comprar o presente desejado, sempre que obervo estas situações penso em uma espécie de complô, uma espécie de conspiração contra o verdadeiro Natal. Pois justamente na época mais bonita e reflexiva, justamente quando a Estrela ilumina o caminho para Jesus, “outras luzes” vêm “roubar” a cena e desviar o foco. 
Tudo deve ser para honra e glória de Jesus; do contrário, de uma ou outra maneira, acabam fazendo parte no que eu chamaria de quadrilha, que vem roubar o verdadeiro Natal.
O desafio para esta semana que se aproxima, é focarmos nas pessoas, pois elas acolhem a imagem de Jesus. O desafio é trocarmos os presentes lembrando-se do grande presente que Deus deu ao mundo. O desafio é buscarmos o Reino de Deus, o resto enferruja e se estraga, o resto pode ser levado pelo Ladrão Noel, mas o Reino de Deus dura para sempre!

Pastor Ismar Pinz e Bruno Serves
ismarpinz@gmail.com
Pelotas, RS

Nenhum comentário: