NOVANET

Vida Plena

Gordices da KÁ

08 dezembro 2014

Maria Esperança da Família: Procissão reúne grande número de fiéis

Canguçu viveu mais um momento de elevação espiritual e fé na manhã desta Segunda-feira, 08 de Dezembro de 2014, dia dedicado a Padroeira do Município Nossa Senhora da Conceição. Comemorando 100 anos de novena e festa centenas de pessoas participaram da procissão que teve saída do Colégio Franciscano Nossa Senhora Aparecida passando pelo centro da cidade em direção a Igreja Matriz onde foi celebrada Missa Solene com mensageiro Pe. Guilherme Barroso Panatiere e o Celebrante Pe. Estevão Echer.
Igreja Matriz completamente lotada.

Durante todo o dia continuam as festividades que também marcam encerramento da novena que começou no dia 29 de novembro. Ao meio-dia almoço no ginásio de esportes e à tarde desta também no ginásio.
Durante todo o percurso da procissão os fiéis faziam paradas em diversos locais levando a benção da Imaculada Conceição onde eram montados altares e destaque especial para a benção ao Hospital de Caridade Local e aos enfermos.

  

A temperatura estava alta: 30ºC no marcador posicionado no calçadão quando o grupo se aproximava da igreja Matriz para a missa e o ânimo de todos permanecia inalterado na prova da força da fé Mariana, onde muitos agradeciam por graças alcançadas com a intercessão da Virgem Maria e muitos outros renovavam ou faziam seus pedidos. Crianças, jovens, homens e mulheres com o coração aberto e cheio de esperança no amor de nosso Senhor e na proteção de nossa mãe Maria. Não a toa o tema deste ano era "Maria esperança da Família' e que se debateu tanto durante a novena a importância da família e o papel de cada um na construção do diálogo dentro do lar e da construção da fé em Deus no dia-a-dia de cada um de nós.

Maria se confia plenamente ao Senhor.

O dogma da Imaculada Conceição foi definido pelo Papa Pio IX, em 1854, na bula Ineffabilis Deus, em que ele afirma que “A Beatíssima Virgem Maria […] em vista dos méritos de Jesus Cristo, Salvador do gênero humano, foi preservada imune de toda a mancha do pecado original”. No texto do anúncio a Maria do nascimento de Jesus pelo anjo Gabriel, a jovem de Nazaré é apresentada como aquela que recebeu o favor de Deus (v. 28). O favor de Deus a Maria é a sua eleição para ser, segundo a carne, mãe do Filho único de Deus. A iniciativa da encarnação do Verbo é de Deus, mas, para ser plenamente humano, Deus conta com o consentimento livre de Maria que, com José, seu esposo, darão existência histórica e humana à Palavra eterna do Pai. Assim como a idade avançada de Zacarias e Isabel e a esterilidade desta não foram impedimento para a concepção de João Batista, do mesmo modo a dificuldade humana da virgindade de Maria será superada pelo poder divino na concepção de Jesus (cf. 35). Na resposta a Deus, Maria se confia plenamente ao Senhor (v. 38), sem reservas nem condições. Nisso ela é modelo do discípulo: mulher que escuta a palavra e a põe em prática. (Portal Paulinas)

Nenhum comentário: