NOVANET

Vida Plena

Gordices da KÁ

09 setembro 2014

Quando a academia não faz bem

A busca pelo corpo perfeito e pelo bem estar físico estão cada vez mais em destaque em praças, ruas e academia: locais preferidos para a prática de exercício físico. Muitas pessoas procuram os esportes radicais para liberar toda adrenalina de uma semana tensa de trabalho. Porém, essa constante luta para manter o corpo saudável pode tornar-se prejudicial à saúde quando a prática é efetuada de forma incorreta. Segundo o ortopedista especialista em Cirurgia de Ombro da Santa Casa de Porto Alegre, Fernando Mothes, os ortopedistas estão recebendo mais pacientes vindos das quadras.

- A prática de esportes e atividades intensas tem aumentado a quantidade de pacientes que buscam o ortopedista devido à dores nos ombros. Isso não era tão recorrente há alguns anos atrás, mas hoje é comum. O problema não é a prática dos exercícios, mas a prática de maneira incorreta ou sem orientação de um especialista - explica Fernando Mothes.

A dor no ombro, segundo Mothes, já é o terceiro motivo pelo qual os pacientes procuram o ortopedista. Os principais sintomas que fazem os pacientes visitarem os especialistas são as dores lombares e as dores no joelho. Exercício da moda, o CrossFit é um dos vilões do ombro saudável, quando executado de maneira errada. Os movimentos do CrossFit são a mistura de levantamento de peso, ginástica e atletismo.

- Os acidentes de carro ou de moto também são venenos para os ombros. Observamos muita lesão devido ao choque de um acidente. E não podemos deixar de pensar nos idosos. O aumento da idade ativa do brasileiro é um determinante no aumento dos casos de dor no ombro. É um processo natural - lembra.

O médico radiologista Fabrício Bergelt Souza destaca a importância da união entre ortopedistas e radiologistas para diagnosticar as lesões no ombro e a indicação do melhor tratamento. De acordo com o especialista em diagnóstico por imagem, essa relação facilita tanto para médico, como radiologista e paciente.


Sobre a Associação Gaúcha de Radiologia

A Associação Gaúcha de Radiologia, filiada ao Colégio Brasileiro de Radiologia, é uma entidade científica que congrega médicos radiologistas do Rio Grande do Sul, que utilizam radiações ionizantes ou outras formas de energia, para fins de diagnóstico e tratamento. Seu objetivo principal é promover, aprovar e incentivar o aperfeiçoamento dos médicos radiologistas, nos campos científico, ético e social. A Associação Gaúcha de Radiologia é a representante maior no Estado do Rio Grande do Sul, dos médicos que trabalham com métodos de imagem. Sua área de abrangência engloba radiodiagnóstico, radioterapia, ultrassonografia, tomografia computadorizada, medicina nuclear, ressonância magnética, densitometria, mamografia e radiologia vascular e intervencionista.

PlayPress Assessoria de Imprensa

Nenhum comentário: