As escolas da rede pública que, estão recebendo as revistas do Programa Agrinho nesta semana, tem até o dia 28 de novembro para inscrever os trabalhos no Concurso Agrinho 2014. Todos os anos, o programa promovido pelo Senar-RS realiza um concurso, regido por regulamento interno, que premia os melhores trabalhos nas categorias desenho, texto e experiência pedagógica. Ano passado, foram mais de 8 mil trabalhos inscritos. “Esperamos ter a participação de todos este ano”, afirmou a gestora do Programa Agrinho, Daniela Wegner. Neste ano, o tema da revista é “Trabalho e Consumo”.
As revistas devem ajudar professores a desenvolver atividades em sala de aula voltadas para questões relacionadas à cidadania. Por meio das experiências pedagógicas, é possível ver o que a escola desenvolveu na comunidade ou no município, envolvendo pais, familiares e amigos nas atividades.
“Os formulários de participação estão encartados nas revistas, mas é importante que os professores confiram o regulamento no site do Senar-RS”, ressaltou Daniela. As dúvidas podem ser encaminhadas para o email agrinho@senar-rs.com.br ou pelo telefone (51) 3215-7500. Há premiações em nível regional e estadual.
Criado em 2003, o Programa Agrinho chega a sua 12ª edição com um número crescente tanto de municípios participantes quanto de alunos e professores da rede pública de ensino. Em 2013, foram 297 municípios, 408 mil alunos e 28 mil professores que desenvolveram atividades com base no material didático recebido. Para 2014, serão mais de 2,7 mil escolas participantes, cerca de 388 mil alunos participantes e mais de 27 mil professores.
O Programa
Com o intuito de desenvolver ações que propiciem o despertar da consciência de cidadania, além do acesso a informações relativas à saúde e à preservação do meio ambiente surgiu o Programa Agrinho. A ideia é que a iniciativa leve à melhoria da qualidade de vida através da educação.
Por meio de revistas educativas com as aventuras do personagem Agrinho, alunos e professores trabalham temas como saúde, trabalho e consumo, meio ambiente e cidadania de forma transversal às disciplinas escolares. Todo o projeto é voltado para alunos e professores da educação infantil e do ensino fundamental das escolas da rede pública gaúcha e, indiretamente, à família e à comunidade em que está inserida a escola que adota o programa.
Informações:Alessandra
F. Bergmann
Nenhum comentário:
Postar um comentário