NOVANET

Vida Plena

Gordices da KÁ

22 junho 2014

Rádio Liberdade AM comemora 58 anos

Em 22 de Junho de 1956 a Sociedade Canguçuense de Rádio Ltda, Rádio Liberdade AM, realizava sua primeira transmissão, ainda em caráter experimental. Foi a primeira transmissão radiofônica realizada em nosso município, data que hoje comemoramos.O nome, Liberdade, foi escolhido junto à população através de concurso.

Naquela inesquecível data, estava se concretizando antigo anseio de nossa comunidade, que num esforço conjunto de dezenas de Canguçuenses, reuniu recursos, juntamente com a família Lorea, de Pelotas, para tornar realizado aquele sonho.

Desde então, a emissora tem sido companhia da comunidade Canguçuense, proporcionando informação, cultura e entretenimento, mantendo diálogo aberto com todos os segmentos. Os microfones democráticos  da emissora têm, ao longo da história, através da música, da notícia, da informação e de entrevistas, ajudado no processo de desenvolvimento da nossa querida Canguçu.

A primeira Diretoria da empresa era constituída pelos Diretores Mário Edmundo Loréa, Arnóbio Falcão da Motta e pelo Gerente Clóvis Rocha Moreira. A primeira equipe de locutores era formada por Luiz Carlos Valente da Silveira, Luiz Carlos Schubert e pelos saudosos Clóvis Moreira, Mogar Gentil Telesca da Silveira, Henrique Porto e José Francisco Jorge.

Na época a emissora, que usava o slogan “CANGUÇU TEM QUE PROGREDIR", operava com um transmissor a válvulas, marca Produtos Elétricos Brasileiros, com potência de 100 watts, na freqüência de 1490 quilohertz e tinha como indicativo de chamada (prefixo) ZYU 81.

Em 2003 a emissora adquiriu um transmissor de 2.500 watts totalmente transistorizado, transferimos o parque de transmissores da Vila Triângulo para as margens da BR 392, proximidades do Galeto Caxias, fazendo todo o sistema irradiante novo, num investimento de quase 200 mil reais (na época o equivalente a 1.000 salários mínimos), proporcionando maior alcance, qualidade, economia e confiabilidade, cujo desempenho só não foi melhor em função das deficiências no fornecimento de energia elétrica.

Hoje, 58 anos depois, a emissora tem outro perfil, presente nos maiores eventos de Estado, destacando-se a EXPOINTER e todos os eventos ligados ao setor primário, bem como eventos regionais como a FENADOCE, que acontece anualmente no município de Pelotas. 

Desde o mês maio de 2005, passou a integrar a Rede Gaúcha Sat, antecipando as principais notícias que serão manchete no dia seguinte e com jogos da dupla GreNal. Em 2014 também acompanhando partidas da Copa do Mundo realizada no Brasil.

O sinal da Liberdade AM chega em todos os municípios da Zona Sul do Estado, levando notícia e informação a locais nunca antes alcançados por uma emissora local, pois adquirimos em um novo transmissor com 10 Kw de potência operando em classe B na freqüência de 1.500 Khz com 5 Kw de potência. A emissora também tem som digital, com a programação ao vivo, pela internet - www.radioliberdadeam.com.br.

Leia mais sobre a história da Rádio Liberdade AM clicando AQUI

Nenhum comentário: