NOVANET

Vida Plena

Gordices da KÁ

29 maio 2014

Comissão de Vereadores debate acessibilidade

A Câmara Municipal de Vereadores de Canguçu criou uma  Comissão Especial de Vereadores - proposta pelo vereador Vinícius Pegoraro - para debater a situação dos portadores de necessidades especiais no município. A comissão promoveu reunião nesta quinta-feira (29), no Plenário da Câmara.
Na oportunidade os alunos Cristina Stern Schiavon, Everson Lopes Pereira, Hiago Pereira Duarte e Matheus Huttner Klug, da Escola Estadual João de Deus Nunes, apresentaram trabalho realizado no município demonstrando as dificuldades existentes dos portadores de necessidade, em especial os com deficiência física e cadeirantes, de se locomoverem nos passeios públicos(calçadas) e conseguirem ingressar nos prédios comerciais e públicos, onde na sua quase totalidade inexistem meios de acesso apropriado, bem como apresentaram soluções que precisam ser implementadas em cumprimento a legislação federal existente que é datada do ano de 2000.
O estudante Ricardo Bierhals Silveira, apresentou um estudo, que visa permitir a apresentação de um projeto de lei no município, sobre a acessibilidade no transporte coletivo do município. Relatou experiências e estudo de campo que realizou nesta área, com auxílio de Luiza Rodrigues Rios.
ASSOCIAÇÃO DE SURDOS
Na audiência a senhora Magnólia também informou, que esta sendo criada no município a Associação Canguçuense de Surdos, sendo que a próxima reunião para sua formação acontecerá no dia 11 de junho, as 19 hs, na Comunidade Bom Pastor. Informou que recentemente foram criadas turmas especiais de ensino de “libras”, que acontecem as segundas e quintas-feiras, viabilizando uma maior inserção e melhor comunicação dos mesmos.

Nenhum comentário: