NOVANET

Vida Plena

Gordices da KÁ

17 abril 2014

Carta esclarece fatos sobre contabilidade do hospital

Carta enviada ao site referente a informações publicadas no dia de ontem (16-04-2014) através do nosso e-mail gutopinz@yahoo.com.br:

"   Prezado Augusto – Blog Canguçu em Foco:

              Boa tarde.

              Meu nome é Carlos Benhur Nunes Jacondino, registrado do Conselho Regional de Contabilidade do RS (CRCRS) sob o nº. 62682 e exerço, como funcionário contratado desde 01/03/1999, portanto há 15 anos, a função de Contador no Hospital de Caridade de Canguçu.

               Escrevo para esclarecer matéria postada em seu blog, a respeito da reunião realizada na data de ontem, 16/04/2014 no Hospital de Caridade de Canguçu, tendo como participantes a atual Gestão Interventora do Hospital, integrantes da nova Diretoria eleita da Instituição, Prefeito, Vereadores e imprensa.

               Especificamente com relação ao parágrafo terceiro, que faz referência aos trabalhos de Contabilidade da Instituição, é importante que seja registrado o seguinte:

1º) Não existe por parte do Setor de Contabilidade do Hospital, nenhuma responsabilidade quanto à apresentação da referida prestação de contas a que o Sr. Gilberto Mussi se refere no início do parágrafo. Até porque a referida prestação de contas, apesar de muito cobrada pela atual Gestão Interventora e corroborada pela Diretoria Eleita para que seja apresentada por este Contador, não teve critérios estabelecidos de forma clara até o presente momento. Não existe prestação de contas de algo que não se tenha clareza, que não se saiba quais dados devem ser fornecidos, quais documentos devem ser apresentados e de que forma esta prestação de contas tem que ser montada.
Como responsável pelas prestações de contas de todos os recursos públicos recebidos pelo Hospital nos 14 anos que antecederam a Intervenção, sem que nunca tivesse havido qualquer problema, justamente por haver respeito aos procedimentos especificados nas cláusulas de prestação de contas de cada um deles, faço a seguinte pergunta? Como posso atender agora, um ano após o início do processo de Intervenção, a uma prestação de contas sem embasamento algum ???

2º) A Contabilidade do Hospital está, de fato, atrasada. Entretanto, não existe nenhum absurdo nesta situação, levando-se em consideração as inúmeras dificuldades enfrentadas por este Contador, ao longo do processo de Intervenção no Hospital e principalmente, das inúmeras inconsistências administrativas cometidas pela Gestão Interventora, na condução dos processos que deveriam ser normais e regulares em uma Instituição Filantrópica, mas que ao longo de todo processo, não foram.
 Apesar de ter havido por parte deste Contador, com 15 anos de experiência de trabalho nesta Instituição Filantrópica, bem como de outros setores importantes e cruciais para o bom andamento das rotinas de trabalho dentro de Instituição, sempre e desde o início do processo de Intervenção, na tentativa de alertar sobre procedimentos e decisões que estavam sendo tomadas de forma incorreta, à maioria deles foram simplesmente ignorados.             Em nenhum momento houve confiança nas informações e orientações repassadas, e isto, por óbvio e para quem realmente tem conhecimento das rotinas específicas e das responsabilidades que são exigidas de uma Instituição Filantrópica, colaboraram de forma definitiva para que o Setor de Contabilidade não tenha tido condições de colocar em dia os trabalhos.

3º) Se existe uma caixa preta na Instituição Hospital de Caridade de Canguçu, como colocou o Sr. Gilberto Mussi, esta, com certeza, não está no Setor de Contabilidade do Hospital de Caridade de Canguçu. Que fique claro que a Contabilidade que está sob minha responsabilidade é devidamente Auditada por Auditoria Externa Independente e também devidamente publicada em Jornal de circulação na região, como prega a Legislação, composta do respectivo PARECER DE AUDITORIA.
Portanto, é preciso ter responsabilidade e conhecimento quando uma colocação destas é feita, até porque está se colocando em dúvida, além da idoneidade deste Contador, também, o trabalho de Empresas de Auditoria devidamente constituídas e com capacidade técnica e autorização expressa e formal da CVM (Comissão de Valores Mobiliários) para a realização de trabalhos de Auditoria. Todas as informações Contábeis e financeiras do Hospital, até o ano de 2012, ESTÃO DEVIDAMENTE AUDITADAS E PUBLICADAS para que qualquer cidadão acesse quando quiser. Não posso aceitar que façam comentários a respeito do trabalho sério que sempre exerci dentro da Instituição desta forma, publicamente e sem nenhum conhecimento de causa.
É preciso dizer que o atual Gestor Administrativo da Instituição TEM ACESSO IRRESTRITO, a qualquer hora do dia, em qualquer dia da semana, aos Balancetes da Instituição. Se estes Balancetes não estão sendo apresentados para avaliação da nova Diretoria eleita, é preciso que fique claro que deve haver uma cobrança expressa ao mesmo e não a este Contador e, especialmente, não da forma pública que está sendo feita.
Neste momento, existem duas Auditorias instaladas no Hospital, realizando trabalhos de Auditagem Contábil e Financeira, visando os trabalhos de encerramento do Balanço da Instituição do exercício de 2013, bem como do exercício de 2012, apesar deste já ter sido objeto de Auditoria. Esclareço que o prazo para a conclusão dos trabalhos de Balanço é 30/04 de cada ano e, também, principalmente, que os referidos trabalhos ainda não foram concluídos em função das inconsistências as quais me referi no item dois (2) acima.

4º) Certamente que o Balanço da Instituição será apresentado à nova Diretoria eleita, com a presença dos Auditores, como sempre foi feito até a Intervenção da Instituição, para que sejam devidamente esclarecidas as situações que surjam, assim que os mesmos tenham condições de concluir seus trabalhos e emitir seus relatórios de Auditoria e, principalmente, o Parecer Contábil.

Sempre houve por parte deste Contador o máximo cuidado na condução dos trabalhos até aqui realizados e a prova maior é que até hoje a Instituição mantém o Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social (CEBAS).
 Diante desta situação, neste momento, passo a ser o maior interessado na apresentação dos documentos Contábeis da Instituição relativos ao exercício de 2013, para que não pairem dúvidas ou questionamentos infundados a respeito do trabalho realizado à frente da Contabilidade da Instituição.
É preciso seriedade quando se colocam as situações, para que não haja a impressão, de parte daquelas pessoas que estão lendo as matérias sem realmente saber da realidade dos fatos, de que possa estar havendo negligência ou falta de responsabilidade ou comprometimento de quem está sendo cobrado publicamente mas que até o presente momento sempre esteve à disposição para prestar qualquer esclarecimento.

Peço a gentileza de publicar na integra o texto acima.

Att.

Carlos Benhur Nunes Jacondino.
Contador do Hospital de Caridade de Canguçu
CRCRS 62682"

Leita também
http://www.cangucuemfoco.com.br/2014/04/associacao-do-hospital-realiza-reuniao.html

Nenhum comentário: