NOVANET

Vida Plena

Gordices da KÁ

20 março 2014

Maternidades da região Sul recebem equipamentos para registro de nascidos


As maternidades de Canguçu (Hospital de Caridade), Jaguarão (Hospital Santa Casa de Caridade), Pelotas ( Hospital Universitário São Francisco de Paula; Hospital Santa Casa de Misericórdia e Hospital Miguel Piltcher), Santa Vitória do Palmar (Hospital Irmandade Santa Casa de Misericórdia), São José do Norte (Hospital Maternidade São Francisco/ Fundação Hospital Getúlio Vargas) e  São Lourenço do Sul ( Hospital Santa Casa de Misericórdia) receberam, da Secretaria Estadual de Justiça e Direitos Humanos, novos computadores, scanners e impressoras, para diminuir os subregistros de nascimentos.
Os equipamentos beneficiam 80 instituições, com o objetivo de interligar as maternidades dos hospitais aos cartórios de registro civil de nascimento, facilitando, assim, que os recém nascidos já saiam do hospital com a sua certidão de nascimento em mãos. Em 2013, já foram entregues 40 dispositivos do mesmo tipo para municípios da região Central do Estado. A ação faz parte do Programa de Erradicação do Subregistro Civil de Nascimento, em parceria com o governo federal.
 O Programa de Erradicação do Subregistro Civil de Nascimentos também prevê a realização de vários seminários de capacitação para as maternidades e cartórios. Além das prefeituras, o programa conta com a colaboração da Pastoral da Criança, presente nos mutirões sociais realizados onde há populações que têm níveis baixos de registro de nascimento. Também se somou a esse trabalho de mobilização a Casa Civil, por meio das Caravanas do RS Mais Igual.

Central do Interior
Diretoria de Jornalismo/SECOM

Nenhum comentário: