Mães gostam de receber ligações de seus filhos. Ouvir
a voz do filho distante, ou da filha que está viajando. Porém uma mãe recebeu
uma ligação estranha. A voz dizia: “Mãe,
não pegue o ônibus hoje e amanhã, vai rolar uma chacina aí em São Luiz.”
Essa foi a recomendação de um bandido para sua mãe na
véspera do atentado a um ônibus que foi incendiado. Uma menina de apenas seis
anos de idade morreu com 95% do corpo queimado.
Como será que a mãe desse bandido se sente? Orgulhosa
por ter um filho que lembrou e ligou para ela? Ou será que ela sente vergonha
por ter falhado na solene tarefa de educar um filho para andar no caminho da
justiça e da bondade?
Está escrito em Provérbios 29.15: “É bom corrigir e disciplinar a criança.
Quando todas as suas vontades são feitas, ela acaba fazendo a sua mãe passar
vergonha.”
É recorrente os comentários de pais e mães que
demonstram muitas dificuldades em educar seus filhos. Também é comum notar que
em algumas situações, as mães sentem mais vergonha dos atos dos filhos do que
os próprios. Outra situação óbvia é que muitas vezes as mães não têm culpa.
Porém, em todas as situações, manter uma vida com Deus fortalecerá relações e
semeará bondade e justiça.
Quero deixar aqui o conselho para as famílias. Preservem
um horário durante o dia para orarem juntos, e realizarem uma pequena reflexão
na Palavra de Deus. Há livros de devoções especiais para isso, inclusive com
conteúdo de fácil entendimento para as crianças. Não subestimem a inteligência
das crianças – elas desde pequeninas ouvem, aprendem e principalmente sentem o
ambiente. Estou convicto! Um ambiente de devoção e oração podem evitar muitas
vergonhas!
Está escrito em Provérbios 22.6: “Ensina a
criança no caminho em que deve andar, e, ainda quando for velho, não se
desviará dele!”. Por isso não deixe para ensinar seu filho quando ele for
adulto. Porém, se ele já é adulto, lembre-se de que nunca é tarde demais! Tendo
em vista a misericórdia de Deus a esperança e a oração jamais devem cessar,
pois Deus é bondoso e pode mudar corações. Ele sempre nos dá oportunidades! Um
novo dia, um novo ano!
A mãe do bandido certamente não estava no ônibus!
Portanto continua viva! Assim como nós, vivos, vivendo o tempo da oportunidade!
Tempo para educar, tempo para aprender! Tempo para viver e buscar dias de
orgulho e não de vergonha! Tempo para fazer ligações, especialmente ligar para
Deus em oração.
Pastor Ismar Pinz
Comunidade Luterana
Cristo Redentor,
Três Vendas, Pelotas,
RS.
Nenhum comentário:
Postar um comentário