NOVANET

Vida Plena

Gordices da KÁ

11 dezembro 2013

Passagem do circular, em Pelotas, irá para R$ 2,75

A partir da meia noite de domingo (15), a passagem do transporte coletivo, urbano, rural e estudantil de Pelotas passa a ter novos valores. A tarifa de transporte urbano retorna ao valor de junho de R$ 2,75, num reajuste de 5.8%. Por outro lado, a tarifa do transporte escolar urbano terá seu preço reduzido dos atuais R$ 1,30 para R$ 1,10. A tarifa do transporte rural sofrerá igualmente uma revisão de 5,8% sobre os atuais valores, que variam conforme o trajeto e a frequência das linhas.

A revisão do custo da passagem se dá atendendo à necessidade de revisão das atuais tarifas do transporte coletivo requeridos pelos transportadores, através do seu sindicato. O prefeito Eduardo Leite (PSDB) determinou o estudo de novos cálculos por meio da Secretaria de Gestão da Cidade e Mobilidade Urbana (SGMU).

Pela lógica do recálculo de todos os elementos que compõem a tabela de tarifas, devido aos três aumentos de preço dos combustíveis, acumulado em 19,52% nos últimos 12 meses, e aos demais insumos que compõem a tabela, o preço da passagem estudantil deveria aumentar para R$ 1,38.

A redução é o resultado de um esforço administrativo por parte do governo. “Pelotas é polo estudantil e essa a comunidade merece a atenção da prefeitura”, disse o coordenador de Estratégia e Gestão Abel Dourado. “Por isso o prefeito Eduardo nos orientou para estudar uma forma de diminuir o preço da passagem, com o que se inaugura uma nova política de incentivo ao estudante, grupo que nessa fase da vida tem pouca renda ou depende inteiramente dos pais.”

A revisão tarifária se soma a uma série de medidas que integra o programa Boa Escola para Todos, como a adesão ao Passe Livre Estudantil, que beneficiará estudantes universitários de baixa renda que residem em Pelotas e estudam em outras cidades.

“Do total da população usuária de transporte coletivo pago, aproximadamente 66% utilizam o vale-transporte custeado pelas empresas em que são vinculados; 20% são usuários esporádicos e pagam a passagem com dinheiro, como mães e pais que acompanham os filhos até a escola e não possuem vínculo empregatício algum, como tarefeiros ou donas de casa”, informou a secretária de Gestão da Cidade e Mobilidade Urbana, Joseane Almeida. “Esses terão uma economia com o custo menor da passagem escolar.”

Em junho de 2013, a prefeitura reduziu o preço para R$ 2,60. “Retornamos ao valor ajustado em dezembro de 2012, o que nos deixa em uma posição favorável em relação às outras cidades como Caxias do Sul, Porto Alegre, Bento Gonçalves, Guaíba, Passo Fundo e Viamão”, comparou Dourado.

Informações do Diário Popular

Nenhum comentário: