Mesmo em meio à correria do final de ano a morte de
Mandela fez o mundo dar uma paradinha. Muitos diminuíram o passo. Uma parada
para relembrarmos a vida desse homem que ficou preso e literalmente “parado” durante
27 anos de sua vida.
O curioso é que esse sul-africano, mesmo tendo
permanecido quase três décadas em cativeiro, chegou à frente de praticamente
todas as pessoas da presente era. Foi reverenciado em vida e na morte. Mesmo
tendo deixado a correria desta vida, seu exemplo continuará a ensinar. Julgo
que só vai aprender aquele que der uma “paradinha” – e refletir. Aliás, será
que conseguiremos dar uma paradinha para pensar em Jesus!
Quando chega dezembro e a já mencionada correria
atinge sua velocidade máxima sempre volto a pensar que tudo se trata de uma
grande conspiração. Explico: justamente nessa época tão bonita, que antecede o
Natal de Jesus, somos forçados a correr, ou atropelados pelo mundo que parece
girar mais rápido! Por isso é que digo: Conspiração! Só pode ser uma
conspiração!
Para admirar alguém ou alguma coisa é preciso parar!
Não adianta continuar correndo. Há muito o que admirar em Mandela, porém dentre
todos os aspectos, destaco a sua misericórdia. Ele, que foi perseguido e
pressionado por um sistema preconceituoso, tornou-se líder de toda uma nação.
Porém, quando o poder chegou as suas mãos, não agiu de maneira vingativa, antes
reuniu facções rivais, soube perdoar.
O perdão é tema central da fé cristã. Jesus nasceu no
primeiro natal com a missão de pagar nossos pecados e oferecer perdão! Ele
viveu para nos ensinar a perdoar! Olho por olho e dente por dente e todos
ficarão cegos e desdentados. O único jeito de “parar” a correria dos que buscam
e vivem a vingança, é perdoando e ensinando a perdoar.
Observando vidas como a de Mandela podemos encher o
coração de esperança, mas somente parando e olhando para obra dAquele que foi
deitado em uma manjedoura e erguido em uma cruz é que seremos livres de uma
prisão muito mais devastadora, que é a prisão do pecado.
Os pesos, pressões e angústias do dia-a-dia estão ao
nosso redor. Não dá para correr na frente, não dá para libertar-se sozinho. O
único jeito é correr para os braços de Jesus e repousar em seus braços, pois
ele nos diz: “Vinde a mim todos os que
estão cansados e sobrecarregados e eu os aliviarei (Mt 11.28)”.
Na sua Palavra, na sua Misericórdia encontraremos uma
liberdade que irá muito além da liberdade que Mandela ou qualquer um de nós
poderia sonhar.
Ismar L. Pinz
Comunidade Cristo
Redentor
Três Vendas, Pelotas, RS
11.12.1
Nenhum comentário:
Postar um comentário