O ex-vereador de Erechim Abrão Nunes Martins (PDT) está divulgando projeto para criar um novo país: o Brasil Grande do Sul. Ele seria formado pelos Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Mato Grosso do Sul. “Não acredito que falte boa vontade dos presidentes da República, só que nosso país é muito grande, é um continente. Se dividirmos será mais fácil administrar e os dois lados ganharão”, defendeu o ex-vereador durante ligação telefônica nesta tarde. Ele está enviando correspondência aos veículos de comunicação. Na manhã desta quinta-feira (28) ele falou sobre suas propostas para a Rádio Liberdade AM de Canguçu-RS.
Segundo Abrão, esta possibilidade consta na Constituição Federal. Ele destaca que o Brasil Grande do Sul teria cerca de 71 milhões de habitantes, produzindo um PIB que representa mais de 40% de tudo que é gerado de riquezas no Brasil. Seria o segundo país mais populoso da América do Sul – atrás apenas do “novo Brasil” - e teria a quarta maior área territorial do continente.
Abrão reforça que em Erechim tem um grupo engajado em difundir este projeto, que já foi divulgado em Santa Catarina, Paraná e São Paulo. Ele também está começando a manter contatos no Mato Grosso do Sul. Abrão cita a figura de Irton Marx, que tentou criar a República do Pampa Gaúcho, como um cidadão que plantou uma semente que ainda poderá render frutos. “Não queremos guerrear. Será uma divisão sem sangue”, finalizou Abrão ao telefone, sugerindo um plebiscito para esta criação.
Como aqui Vale Tudo, eis a proposta: Brasil Grande do Sul.
Nenhum comentário:
Postar um comentário