NOVANET

Vida Plena

Gordices da KÁ

28 novembro 2013

Audiência sobre segurança na Câmara

A Câmara Municipal de Canguçu realizou audiência pública, na quarta-feira (28), com o tema Segurança. Participaram, além dos vereadores, o prefeito Gerson Nunes (PT) o Comandante da 3ª Cia da Brigada Militar Capitão Anderson Boeira Wenitt e o policial civil Alisson Hoffmann. Ainda integraram a platéia representantes de entidades e sindicatos, apesar de contar com um número muito baixo de participantes na platéia. A audiência foi proposta pelos vereadores César Madrid e Cristiano Aguiar, ambos do PP. Madrid mostrou frustração com a falta de público em seu pronunciamento. "A gente sente falta da casa cheia nesse tema para que saísse algo om mais força daqui", comentou.
Foram apresentados dados estatísticos de ações da Brigada Militar (BM) e um panorama do atual quadro da Polícia Civil, também com alguns dados. O Capitão Anderson informou aos vereadores que, com o trabalho intensivo da BM o número de furtos caiu 50% em e o de roubos 20% em Canguçu. O número de abigeatos também diminuiu. em 2012 foram 24 registros e em 2013 somente 07. Os registros de ocorrências, aliás, foram lembrados como passo importante na manutenção da segurança pública. Atualmente Canguçu tem um déficit de 45% no efetivo da BM. Para que ocorra um aumento é preciso que a cada ação sejam registradas ocorrências policiais para que se tenha o índice correto da criminalidade no município. "Trabalhamos em cima de números. Se as autoridades olharem para cá e estivem com baixo índice não haverá aumento de efetivo como querem os senhores", comentou o Capitão referindo-se aos vereadores, assegurando que o planejamento operacional se dá em cima dos registros.
Em relação a Polícia Civil o policial Alisson Hoffmann apresentou dados sobre a atuação geral, informações sobre estrutura e o quadro que hoje é de 09 servidores, além da delegada. O regime de plantão que deveria ser de 24 horas cmo folga de 72 horas não ocorre pela falta de pessoal. Todos acabam por realizar uma segunda função, como nos cartórios. Alisson destacou as ações em relação ao tráfico de drogas, com a prisão de 15 pessoas e a grande maioria ainda na cadeia. Em relação aos furtos de carros o policial pediu que ao ocorrerem os furtos que logo seja comunicada a autoridade policial. "A demora no registro acaba atrapalhando. As pessoas registram uma hora depois ou mais. Quanto maior a proximidade do registro maior a chance de recuperação e interceptar o descaminho", comentou.
Entre os vereadores o consenso da falta de efetivo e melhor estrutura. O vereador Arion Braga (PP) comentou que sente falta do policiamento de agentes andando nas ruas. Já o vereador Bigico (PP) pediu que fossem feitas patrulhas na região da Colônia, pois sabia de casos de assaltos em localidades do segundo distrito e a população acredita que com a presença da Brigada passando algumas vezes pela localidade pode inibir ações. O Vereador Ailto de Melo (PMDB) comentou que em sua localidade no quarto distrito de Canguçu tem ocorrido um grande número de furtos e também pediu ações preventivas da BM. Ele acredita que muitos não tem registrado ocorrências por medo de represálias. O vereador Rodinha (PT) em seu pronunciamento cobrou do legislativo que se comprometa com ações para segurança. O comentário surgiu em relação a emendas na LDO de 2014 quando a casa tem emendas reduzindo em R$ 40 mil verbas que seriam utilizadas na implantação de câmeras de segurança no município. Ele também mostrou preocupação com crescentes casos envolvendo às drogas.
Ainda sobre as câmeras de segurança o prefeito Gerson Nunes lembrou que a parte do município em relação a segurança está sendo feita com a chegada, anunciada pelo governo do estado do RS para Abril, da vigilância eletrônica ao município que irá inibir a criminalidade. Nunes também citou a instalação do Conselho Municipal da Segurança que já realizou duas reuniões e está reestruturando o Gabinete de Gestão Integrada (GGI).
Ao final os vereadores debateram a possibilidade, de mais uma vez em tantas idas, ir a Porto Alegre em reunião com o Secretário Estadual de Segurança, pedir mais atenção as entidades da polícia civil e militar. O Capitão Anderson disse que a ação é positiva, porém, comentou com os vereadores a possibilidade do município estudar parcerias com a BM. Citou exemplo de Arroio do Padre onde o município dispõem de verbas para arrumar viaturas com problema e Pelotas que tem uma bolsa-auxílio para Brigadianos que residam nos bairros tornando o policiamento mais próximo da comunidade.

Fotos: Augusto Pinz

Nenhum comentário: