A abertura dos Jogos Escolares do Rio Grande do Sul (JERGS), que após carreatas e jogos reservava uma noite artística, acabou se tornando um inconveniente entre integrantes de bandas do município e o Coordenador do Núcleo de Esportes, Lúcio Campos (PT), da Secretaria de Educação e Esportes, que utilizaram da rede social Facebook nesta sexta-feira (18) para troca de acusações sobre problemas de público na apresentação.
Um atraso no início das apresentações, marcado para 20h00min, acabou colocando o planejamento água abaixo. Após as apresentações teria ocorrido reclamação das bandas que se apresentaram ao final do espetáculo ocorrendo um desentendimento entre núcleo de esportes e as bandas. Os artistas se sentiram desrespeitados ao verem o estilo deles, Rock, sendo definido como "gritaria" e não representando cultura. Vale lembrar que as bandas tocaram de graça, não tendo nenhum custo a administração ou 5ªCRE.
A Banda Antídotto Base colocou em seu perfil o seguinte:
"Gente, chegando agora do Pocket do Pocket Show que fizemos há algumas horas ali no Ginásio Municipal, só tenho uma coisa pra dizer, não interessa o n° de pessoas que estão na nossa frente, o que importa é a música e o nosso amor pelo nosso trabalho. Dentro desse contexto nós estamos há 12 anos batalhando por um lugar ao sol, dia após dia angariando espaço com um único objetivo, ser uma grande Banda de Rock.
O fato é que algumas pessoas que não possuem conhecimento algum sobre música e sobre a cena de música de Canguçu e que se acham no direito de subjugar nossas intenções, algo que jamais vão conseguir! Infelizmente existem pessoas que ocupam cargos públicos que não tem a minima noção de como é se manter através da música, portanto não tem o direito de chamar nosso trabalho de loucura.
Fomos convidados pra se juntar a outras Bandas da cidade e apresentar nosso trabalho, não para sermos humilhados por um cidadão que não sabe nem o que um solo de guitarra. Nós estamos sempre solícitos a tocar em eventos para o Poder Público, nunca ganhamos um centavo sequer e por isso exigimos RESPEITO, meu amigo. Respeito! Porque é bom e a gente gosta!
Fica aqui o meu desabafo, tá mais que na hora de olhar pra MÚSICO seja ele PROFISSIONAL ou AMADOR com RESPEITO!! Principalmente aqui em Canguçu onde maioria não é valorizada devidamente. O que eu faço pela minha cidade culturalmente é por amor, não ganho dinheiro com isso, só exijo que respeitem o nosso trabalho e os dos meus Amigos músicos. O que aconteceu hoje foi uma tremenda palhaçada, onde um coordenador de esporte fez questão de mandar o público embora, sendo que os shows eram para a garotada. Falta de respeito sim, falta de noção!
Nossa música não é loucura, meu caro. É a nossa vida, é a nossa arte, nossa profissão! Mais respeito por favor!
A declaração gerou a resposta de Campos:
APRENDI A NÃO FICAR CALADO , QUANDO À INJUSTIÇA: E VOU ESCLARECER ALGUNS FATOS ACONTECIDO EM NOSSO GINASIO NA NOITE DE ONTEM.
1° O NUCLEO DE ESPORTES JUNTAMENTE COM A COORDENADORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO SOMOS OS RESPONSAVEL PELA ORGANIZAÇÃO DA FINAL DE FUTSAL EM NOSSO MUNICIPIO COM REGRAS A SEREM CUMPRIDAS.
2° A NOITE CULTURAL PEDIMOS PARA A SECRETARIA DE CULTURA ORGANIZAR, POIS EM NOSSA ORGANIZAÇÃO TERIA UM ESPAÇO DAS 20HS ÀS 23HRS PARA APRESENTAR ALGUMA ATIVIDADE, O QUE NOS PASSARAM FOI QUE TERIA TRES BANDAS PARA SE APRESENTAR, PRIMEIRO GRUPO SE APRESENTAR FOI O TOH ZUANDO A GALERA CANTOU JUNTO E DANÇOU, SEGUNDO GRUPO Antídotto Base SE APRESENTOU, A GALERA SAIU DO GINASIO PORTANTO QUE ESTAVA TOCANDO ERAM VCS E NÃO EU . TERCEIRO GRUPO FOI LONG PLAY JA NÃO TINHA QUASE MAIS NINGUEM, PERGUNTO SERÁ QUE ESTAÕ PREPARADOS PARA ANIMAR ALGUMA FESTA OU TA NA HORA DE BUSCAR OUTRAS ATIVIDADES ,E AINDA VEM UM SUJEITO DA BANDA DIZER QUE SE PREPAROU TRES MESES PARA SE APRESENTAR, PERGUNTO APRESENTAR O QUÉ? O QUE EU VI FOI UMA GRITARIA LOUCA E AINDA SE ACHAM, VÃO RACHAR UMA LENHA.
A declaração de Lúcio gerou outra manifestação, do vocalista da banda Long Play, a última a se apresentar e mais prejudicada:
Em abril fui convidado junto com a minha banda para animarmos um momento cultural que haveria na abertura da final do JERGS aqui na cidade. Semana passada fomos novamente procurados pra acertar tudo. Ficou decidido que o show seria dia 17 (ontem) e que o grupo Tôh zuando e a banda Antídotto Base tocariam junto conosco. Tô Zuando às 20h, Antidotto Base às 21h e nós da Long Play às 22h. Acontece que no meio do primeiro show o senhor Lúcio pegou o microfone para fazer alguns avisos sobre o consumo de bebidas dentro do ginásio, até aí tudo bem, o problema é que ele, já nervoso com a situação que havia saído do seu controle, quis cortar o barato da gurizada e falou que todos deveriam ir embora as 22:30h porque exatamente as 23h os portões dos alojamentos seriam fechados e ninguém mais poderia entrar. Se o nosso show era as 22h e cada banda tocaria durante 1h, o público todo iria embora antes do término. Então fui falar com ele, que me garantiu que teríamos público até o fim. O primeiro grupo começou a tocar por volta de 20:40h atrasando todo o resto da programação. No meio do show da Antidotto Base o pessoal começou a ir embora, enquanto a gente ficava indignado com tudo. Não havia ninguém responsável pelo evento que eu pudesse falar, tanto que procurei o Sr. Lúcio nessa hora e não achei. Desesperados, eu e meus companheiros de banda começamos a correr na rua implorando pra que a gurizada ficasse pra ver os shows. Cheguei a entrar dentro do ônibus de uma escola para pedir que ficassem, e o que me disseram? - A gente queria muito ficar, mas o cara disse que os alojamentos iriam fechar as 11h e daí os professores mandaram todos irem embora. Bom, a gente tocou pra mais ou menos 20 pessoas. Algumas que foram apenas pra ver as duas bandas de rock. Pessoas que não tinham nada a ver com evento, ficaram até o fim, em fidelidade a essas duas bandas. Agora me deparo com esse post do causador de toda a confusão. Reparem que ele ainda tem a ousadia de ofender a gente e dizer que as pessoas foram embora porque não estavam gostando, e questiona a nossa forma de arte. A ti Sr. Lucio, gostaria de dizer que somos duas bandas amadoras que procura um espacinho dentro da própria cidade pra fazer nossa arte, e infelizmente somos muito mais valorizados fora do que aqui em Canguçu. Somos amadores sim, mas muito mais profissionais que o Sr. que não cumpre com as obrigações. Por que "contratar" três atrações se vais mandar as pessoas embora no meio? Ninguém é palhaço! Temos despesas com a banda, gastamos tempo, e sim nos preparamos bem mais de três meses, mas pra pessoas que sabem apreciar a cultura, pra pessoas humildes, pra pessoas responsáveis. Por essas 20 e poucas pessoas que estavam lá é que vale a pena lutar. E se o Sr. infelizmente não tem capacidade cultural de apreciar arte, cale a boca e pense duas ou mais vezes antes de tirar o tempo de quem faz alguma coisa de verdade. As pessoas foram embora porque tu mandou. Não seja covarde e menos ainda mal educado, tens um cargo importante que muitos dariam tudo pra ter. Aproveita e dá próxima vez pense antes de fazer as coisas e sempre com educação, que todo mundo gosta e conserva os dentes! Esse é meu desabafo, agora tirem suas próprias conclusões.



Nenhum comentário:
Postar um comentário