NOVANET

Vida Plena

Gordices da KÁ

03 setembro 2013

APAE Agradece a parceria na CAMINHADA pelo "SIM" às Escolas Especiais

A APAE de Canguçu está EXTREMAMENTE AGRADECIDA pela parceria que encontrou no dia 28/08/2013, quarta-feira, em nossa CAMINHADA PELO “SIM” ÀS ESCOLAS ESPECIAIS, por parte da comunidade canguçuense, em especial as escolas que se mobilizaram para que fosse realmente um movimento que chamasse a atenção de todos. À ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL, bem como à CÂMARA DE VEREADORES DE CANGUÇU, agradecemos imensamente por estarem presentes nesta parceria, pois ao entregarmos o documento que relata a preocupação do nosso movimento, na possibilidade de “inutilização” das Escolas Especiais, vimos com muita esperança, o fortalecimento da concepção de que somos responsáveis pelo sucesso na vida das Pessoas com Deficiência, as quais atendemos a 59 anos de APAEs no Brasil. Canguçu merecia um envolvimento maior nessa caminhada e pudemos notar o quanto fomos bem recebidos numa caminhada que iniciou na nossa escola e terminou na principal rua de nossa cidade, passando pela Prefeitura e Câmara de Vereadores, onde fomos recebidos com muita seriedade e acolhimento.
                Nesta caminhada fomos: pais, alunos com e sem deficiência, professores, amigos do movimento e autoridades, que buscaram, acima de tudo, um objetivo único, que é a valorização de uma escola que não exclui, mas sim, agrega profissionais e objetivos focados no desenvolvimento de habilidades as quais as pessoas com deficiência são carentes.
                Estivemos com mais de 500 pessoas, unidos por uma causa, afinal de contas, estávamos todos querendo abrir os olhos daqueles (poucos) que têm por objetivo desestruturar e deslegitimar as Escolas Especiais, fazendo-as perderem suas várias funções na sociedade. Com a possível aprovação do novo Plano Nacional de Educação, em sua meta 4, elimina-se a palavra PREFERENCIALMENTE, que  dava o direito às Escolas Especiais de receberem alunos com deficiência, e coloca todos estes na Escola Comum. Sabemos da carência em todos os sentidos, das escolas comuns e estas receberem nossos alunos com deficiência, abalaria várias estruturas da sociedade, sem falar da própria família, que carece de atendimentos especiais para seus filhos e que vê diariamente, o trabalho multiprofissional das APAEs, trabalhando o aluno com deficiência na busca de uma melhor qualidade de vida, e convívio social. Somos SIM a favor de uma inclusão sensata e eficaz, mas para isso, temos que dar opções para que as famílias decidam o que é melhor para seus filhos com deficiência.
                A APAE de Canguçu, em nome dos pais, alunos, funcionários, professores e diretoria agradece a todos que estão incluídos no nosso movimento. É muito bom saber que nosso trabalho é reconhecido e legitimado graças aos resultados alcançados e aos benefícios inúmeros que as Pessoas com Deficiência têm atingido ao longo desses anos em nossa instituição. Trabalhamos com seriedade e respeito a todos, porém sempre carentes de parceria.

Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Canguçu
Escola Especial Saber Viver


Veja imagens da manifestação clicando AQUI

Nenhum comentário: