NOVANET

Vida Plena

Gordices da KÁ

05 julho 2013

Atendimento de saúde no interior começa dia 08

A partir da próxima segunda-feira (08) está previsto o início do atendimento das equipes de atenção básica de saúde no interior do município. São quatro equipes que farão atendimento diretamente em unidades de saúde da zona rural e onde não existem postos de saúde o atendimento será com a unidade móvel levando maior qualidade de vida para os moradores do interior do município.
A apresentação das equipes aconteceu na manhã de sexta-feira (05) no salão da Secretaria Municipal de Educação e Esportes (SMEE) com presença do prefeito Gerson Nunes, do Secretário de Saúde Arion Nunes e da Secretária de Administração Eloisa Fraga – que realizou as nomeações dos novos médicos, enfermeiros, odontólogos e técnicos em enfermagem que estarão no atendimento através da secretaria de saúde, tanto nas unidades do interior quanto no pronto atendimento e no CAPS – Centro de Atenção Psicossocial.
Fotos: Augusto Pinz
Os dois primeiros distritos atendidos serão o quarto e o terceiro, respectivamente. No quarto distrito o atendimento deve ocorrer já na próxima segunda-feira (08). Cada equipe terá um médico, um enfermeiro, um técnico em enfermagem e um odontólogo e os serviços serão prestados durante toda a semana na localidade. O quarto distrito, por exemplo, tem cinco postos de saúde com estrutura de atendimento completas. Cada dia o serviço é prestado em uma destas unidades com a mesma equipe que ficará responsável pela região. A equipe do segundo distrito também já está praticamente completa e deve começar logo o atendimento com a unidade móvel.
Para o secretário Arion Nunes como Canguçu tem 67% de sua população no meio rural, o que lhe confere o título de “Capital da Agricultura Familiar”, é importante um processo diferenciado na área da saúde. “Está não é uma fórmula pronta. Estaremos constantemente avaliado seu andamento e monitorar para ver se está dando o resultado que esperamos”, disse, sobre o modelo que é um dos pontos diferenciais da administração na questão envolvendo a saúde. Outro objetivo é identificar onde será preciso construir postos de saúde com estrutura para o atendimento evitando a necessidade de deslocamento da unidade móvel de saúde garantindo maior qualidade de trabalho para as equipes e de conforto para os usuários da atenção básica.
Secretário Arion fala como será o atendimento das equipes e explica o funcionamento das Coordenações dentro da Secretaria Municipal de Saúde.

Nenhum comentário: