A partir da próxima segunda-feira (08)
está previsto o início do atendimento das equipes de atenção básica de
saúde no interior do município. São quatro equipes que farão atendimento
diretamente em unidades de saúde da zona rural e onde não existem
postos de saúde o atendimento será com a unidade móvel levando maior
qualidade de vida para os moradores do interior do município.
A apresentação das equipes aconteceu na
manhã de sexta-feira (05) no salão da Secretaria Municipal de Educação e
Esportes (SMEE) com presença do prefeito Gerson Nunes, do Secretário de
Saúde Arion Nunes e da Secretária de Administração Eloisa Fraga – que
realizou as nomeações dos novos médicos, enfermeiros, odontólogos e
técnicos em enfermagem que estarão no atendimento através da secretaria
de saúde, tanto nas unidades do interior quanto no pronto atendimento e
no CAPS – Centro de Atenção Psicossocial.
Fotos: Augusto Pinz
Os dois primeiros distritos atendidos
serão o quarto e o terceiro, respectivamente. No quarto distrito o
atendimento deve ocorrer já na próxima segunda-feira (08). Cada equipe
terá um médico, um enfermeiro, um técnico em enfermagem e um odontólogo e
os serviços serão prestados durante toda a semana na localidade. O
quarto distrito, por exemplo, tem cinco postos de saúde com estrutura de
atendimento completas. Cada dia o serviço é prestado em uma destas
unidades com a mesma equipe que ficará responsável pela região. A equipe
do segundo distrito também já está praticamente completa e deve começar
logo o atendimento com a unidade móvel.
Para o secretário Arion Nunes como
Canguçu tem 67% de sua população no meio rural, o que lhe confere o
título de “Capital da Agricultura Familiar”, é importante um processo
diferenciado na área da saúde. “Está não é uma fórmula pronta. Estaremos
constantemente avaliado seu andamento e monitorar para ver se está
dando o resultado que esperamos”, disse, sobre o modelo que é um dos
pontos diferenciais da administração na questão envolvendo a saúde.
Outro objetivo é identificar onde será preciso construir postos de saúde
com estrutura para o atendimento evitando a necessidade de deslocamento
da unidade móvel de saúde garantindo maior qualidade de trabalho para
as equipes e de conforto para os usuários da atenção básica.
Secretário
Arion fala como será o atendimento das equipes e explica o
funcionamento das Coordenações dentro da Secretaria Municipal de Saúde.
Nenhum comentário:
Postar um comentário