A Câmara Municipal realizou audiência pública nesta quinta-feira(07/02), para debater as soluções e destino para a questão do lixo e tratamento de esgoto no município. Presentes os secretários municipais de Obras e Serviços Urbanos - Neviton Nornberg e, Aline Nunes – de Planejamento, Meio Ambiente e Urbanismo, convidados Miguel Oliveira – professor da UFPel e representante da Cooperativa de Reciclagem de Canguçu - COOPERSOL.
Dentre os temas abordados pela comunidade e vereadores foram apontados: a forma de coleta seletiva do lixo; a falta de valorização dos integrantes da cooperativa que realizam o serviço; precariedade de equipamentos de segurança para o exercício da atividade; tratamento de esgoto; melhoria da qualidade no recolhimento do lixo urbano e rural; custos no recolhimento e transporte até o destino final; lixo em terrenos baldios; condições da frota existente; recolhimento de pneus e produtos eletroeletrônicos. Representantes da Cooperativa solicitaram melhorias nas condições de trabalho, comercialização, rendimentos e segurança. Atualmente o rendimento mensal dos integrantes da cooperativa esta em torno de R$: 200,00(duzentos reais), totalmente insuficiente para suas necessidades e em desacordo com a jornada de serviço, além de estarem sendo vitimas de roubo do material recolhido e selecionado.
O secretário Neviton esclareceu que a frota esta em precárias condições existindo atualmente apenas dois caminhões para atendimento da demanda, estando em estudo várias alternativas para melhoria do serviço, inclusive a possibilidade de terceirização. Quanto ao esgoto atualmente inexiste tratamento de esgoto do município, estando de igual forma sendo viabilizadas formas para o futuro. Informou que quanto a segurança serão viabilizadas soluções em conjunto com prefeito municipal. Em relação ao recolhimento do lixo será feita uma campanha de conscientização da necessidade de participação da comunidade e de roteiros, datas e horários de recolhimento do lixo em cada ponto do perímetro urbano, informando que será formada uma força tarefa para limpeza durante o carnaval.
A secretária Aline explanou a forma de atuação da secretaria no setor ressaltando a importância do tema e a carência de servidores, enaltecendo o serviço da cooperativa. Informou que serão realizadas campanhas de conscientização junto a comunidade e escolas. Em relação aos terrenos baldios deverão ser adotas medidas em conformidade com a legislação. No que tange ao recolhimento de pneus e produtos eletroeletrônicos a obrigação esta afeta aos vendedores e fornecedores do produto, estando o município inclusive legalmente impedido de atuar. Professor Miguel ressaltou a importância do tema e a necessidade de serem adotadas medidas em consonância com a realidade de cada município, visto que, o não tratamento de esgotos e o correto recolhimento e destino final do lixo coloca em risco a qualidade das atuais e futuras gerações.
Nenhum comentário:
Postar um comentário