A Sala de Gestão recebeu na manhã desta terça-feira, 11, a visita de comitiva de prefeitos atuais e eleitos da Zona Sul, entre eles o de Canguçu, Gerson Nunes, interessados em conhecer o funcionamento da Sistemática de Monitoramento Estratégico. A metodologia empregada para acompanhar o desempenho dos mais de 90 projetos estratégicos do Governo do Estado foi apresentada pela secretária-geral de Governo, Miriam Marroni.
Miriam destacou inicialmente que o objetivo do monitoramento estratégico é garantir que as ações prioritárias das secretarias e órgãos do governo estejam plenamente alinhadas às estratégias do Executivo estadual. “A transversalidade, aqui, é muito mais do que simples conceito, é elemento essencial para a potencialização dos projetos estratégicos”, afirmou.
Resultados - A sistemática foi responsável pela identificação de uma série de problemas nos procedimentos burocráticos internos, como a baixa capacidade de elaboração de projetos técnicos e de fiscalização da execução das obras públicas, explicou a secretária. “À detecção destas questões, junto com o retrabalho e o tempo longo de execução dos investimentos, seguiram-se ajustes em estruturas e processos, cujos resultados já estão se fazendo sentir”, garantiu a secretária.
Foto: Camila Domingues/Palácio Piratini
Miriam Marroni também apresentou as inovações a serem implementadas na Sistemática de Monitoramento Estratégico a partir de 2013, como mudanças na dinâmica do ciclo, o acompanhamento de campo das principais obras, com instalação de câmeras e monitoramento direto pelas coordenadorias regionais de participação cidadã, e elaboração de manuais de padronização de procedimentos em licitações e obras, com a introdução de caderno de encargos e planilhas referenciais.
“Este é um excelente instrumento de controle das políticas públicas e um belo exemplo para as administrações dos municípios”, afirmou o prefeito eleito de Canguçu, Gerson Nunes.
Também participaram da visita o prefeito reeleito de Pedro Osório, César Roberto de Brito, o Cebinho, a prefeita em exercício de Santa Vitória do Palmar, Maria Hylma Azambuja, o prefeito eleito de Rio Grande, deputado estadual Alexandre Lindenmeyer, e o secretário de Planejamento de Santa Vitória do Palmar, Abner Gomes. A Sala de Gestão seguidamente recebe comitivas de autoridades e representantes de instituições interessadas em conhecer a formatação da metodologia de acompanhamento dos projetos e programas estratégicos do Governo do Estado.
Fonte: Assessoria de Imprensa Secretaria-Geral de Governo

Nenhum comentário:
Postar um comentário