Foto: Augusto Pinz
Na manhã desta sexta-feira (09) estiveram reunidos representantes de entidades como Rotary, Acican, Câmara de Vereadores e Prefeitura para debater a questão da segurança no município. Alarmados pelo fato ocorrido junto ao Banco do Brasil, gerentes de agências bancárias também estiveram presentes. Ao final uma lista de sugestões ficou definida e a necessidade da remodelação do Gabinete de Gestão Integrada (GGI) na busca de recursos financeiros para a área e também para o trabalho estratégico junto as autoridades policiais.
Para o Prefeito Cássio Mota (PP) é importante que o grupo que se reuniu hoje continue conversando para manter viva a cobrança por melhores condições de segurança. Representante do Rotary, o advogado Acyr Horner lembrou que a cidade é estrategicamente fácil de controlar. "Em situações assim fecham as saídas. Mas é preciso uma Brigada Militar (BM) mais equipada", comentou, lembrando que é impossível duelar com bandidos bem armados enquanto os policiais dispõem de revolveres de baixo calibre. Já a professora Aliete Ribeiro, também representante do Rotary, sugeriu que além das ações buscando recursos para segurança é necessário conscientização com campanhas educativas nas escolas para prevenção e trabalho em conjunto, a exemplo de atividades como a policia comunitária, onde os próprios vizinhos notando ações estranhas se ajudam e comunicam rapidamente a polícia.
O Prefeito Cássio Mota (PP) revelou que dentro do projeto "Adolescência Sadia" o tema segurança já está previsto para ser incluído.Ele também lembrou que o grupo precisa se mobilizar e ir até o secretário estadual de segurança, Airton Michels, e a Brasília - se for preciso - no Ministério da Justiça em busca de mais condições para o policiamento.
Para o grupo ações precisam ser tomadas como maior efetivo para a BM, hoje com 48 policiais no município, e para a Polícia Civil (em torno de 10), armamento de melhor qualidade, um planejamento estratégico para segurança, cadastro das empreiteiras e funcionários que trabalham nas obras dos bancos e a retomada do projeto da instalação de Câmeras de Monitoramento na cidade, projeto que acabou esquecido.

Nenhum comentário:
Postar um comentário