Lutero escreveu que
se soubesse que o mundo fosse terminar no dia seguinte, ainda assim plantaria
uma macieira. É uma frase de impacto!
Afinal, para que plantar se não poderá colher? Com essa frase Lutero aponta
para a ordem bíblica de semear, de trabalhar, de cuidar, de amar, de viver!
Anuncia-se o fim do
mundo para o dia 21 de dezembro. Mas a Palavra de Jesus continua diante de nós
afirmando que “a respeito daquele dia ou da hora ninguém sabe; nem os
anjos no céu, nem o Filho, senão o Pai. – Marcos 13.32”
Para os cristãos, o fim deste mundo está
relacionado com a volta de Jesus – quando Jesus fará Novos Céus e Nova Terra,
pois o presente mundo será desfeito – como está escrito: “Virá, entretanto, como ladrão, o Dia do Senhor, no qual os céus
passarão com estrepitoso estrondo, e os elementos se desfarão abrasados; também
a terra e as obras que nela existem serão atingidas.” (2 Pe 3.10).
Insistentemente Jesus convida as pessoas a
estarem atentas e vigilantes, pois o Dia virá como Ladrão – de maneira
surpreendente (1 Ts 5.4). Disso eu deduzo que o mundo pode acabar ainda hoje,
ou amanhã. Porém ouso dizer que não será no dia 21 - pois ali muitos estarão
esperando.
O fim de nossas vidas também pode acontecer a
qualquer momento – isso é óbvio, mas precisa ser dito para que continue sendo
óbvio. Uma e outra desgraça nos faz lembrar essa obviedade que insistimos em
esquecer, e nos faz repensar nossas atitudes e prioridades. Um exemplo é esse
triste caso em que um noivo em sua festa de casamento, em momentos de sorrisos
e alegrias, segura um copo, e entre conversas e danças resolve guardar o copo
no bolso, quando o inesperado acontece – um tropeço, uma queda e o copo se
quebra, e um dos cacos de vidro perfura uma importante veia e em minutos o
homem morreu – quando absolutamente ninguém estava esperando!
Relatos como esse nos fazem pensar em como
somos frágeis, e a perceber que a morte está próxima e que o fim de fato chega
inesperadamente! Felizmente sabemos que Jesus está mais próximo ainda e
continua a afirmar: “Eu sou a
ressurreição e a vida, quem crê em mim, ainda que morra, viverá (Jo 11.25)”.
O que fazer enquanto aguardamos o fim? Que
tal semear?
A Palavra de Deus é Semente da Árvore da
Vida. Essa Árvore prevalece, mesmo depois da destruição de todas as macieiras,
laranjeiras, bananeiras, etc. Do fruto da Árvore da Vida comerão todos os que
estão com Cristo (Ap 2.7). Então não haverá mais choro, nem dor, nem tristeza,
nem morte – todas as velhas coisas, desse velho mundo, terão passado. Eis que
tudo se fará novo! (Ap 21.4-5).
Esperemos esse inesperado Dia!
Pastor
Ismar Lambrecht Pinz
Comunidade
Luterana Cristo Redentor
Três
Vendas, Pelotas, RS
Nenhum comentário:
Postar um comentário