Existem fortes comparações entre o “Cabo
Bruno” e o “apóstolo Paulo”.
Na década de 80 do século XX, Florisvaldo de
Oliveira, que ficou conhecido por “Cabo Bruno”, matou mais de 50 pessoas que,
na ótica dele, não mereciam viver. Bruno fazia justiça com as próprias mãos.
Na década de 30, do século I, Saulo de Tarso,
que ficou conhecido como “Apóstolo Paulo”, compactuava da morte de cristãos,
perseguia e prendia os que seguiam Jesus. Na ótica de Paulo ele estava
prestando um serviço a Deus e operando justiça.
O Cabo Bruno permaneceu preso por 27 anos.
Porém, um mês depois de ter sido solto, foi assassinado por pessoas que
possivelmente fizeram o que ele fazia na década de 80 - justiça com as próprias
mãos!
O Apóstolo Paulo foi morto no ano 67, vítima
da perseguição romana contra os cristãos, perseguição semelhante a que o
próprio Paulo havia promovido.
Não sei até que ponto o arrependimento do
Cabo Bruno foi verdadeiro. Sincero ou não, suas palavras ditas em uma igreja,
servem como um testemunho completo. Ele disse referindo a si mesmo: "Como pode, depois de tudo que esse homem
fez, de toda barbárie que ele cometeu, como pode Deus perdoar uma pessoa dessa
forma? A única coisa que eu sei é que o nosso Deus é um Deus de misericórdia. É
um Deus de perdão".
O apóstolo Paulo também deixou seu
testemunho. Ele afirmava ser o maior dos pecadores, pois havia perseguido a
Igreja (1 Co 15.9). Por isso ele anunciava um Deus de misericórdia e de Graça!
Ele também afirma que a força do perdão e do amor de Deus é que efetivamente
operam mudanças no coração – não a força das regras religiosas ou seculares.
Assim anuncia-se o gracioso amor de Jesus,
que o impulsionou a carregar todas as barbáries e todos os delitos sobre si, a
fim de nos justificar.
Jesus nos justificou. Ele fez isso com as
próprias mãos crucificadas. Por isso, oferece perdão e nova vida a todo o que
nele crer. Pois é por meio da fé que a justiça de Cristo se torna nossa! Assim
está escrito: “Aquele que não conheceu
pecado (Jesus), ele o fez pecado por nós; para
que, nele, fôssemos feitos justiça de Deus. (2 Co 5.21)”.
Pastor Ismar Lambrecht Pinz
ismarpinz@yahoo.com.br
Comunidade Luterana Cristo Redentor,
Três Vendas, Pelotas, RS.
03.10.2012
Nenhum comentário:
Postar um comentário