No dia 11 de julho de 2012, pela manhã, foi realizada uma palestra na escola Dr Jaime de Faria - no Canguçu Velho (1º distrito) - com a equipe do curso de Engenharia Hídrica da Universidade Federal de Pelotas. Palestraram os professores Gilberto Collares, Idel Milani, Lessandro Faria, Luis Eduardo Suzuki, este trabalho envolveu os educandos do 4º ao 9º ano. Foi colocado aos alunos e professores o projeto de monitoramento do Arroio Pelotas detalhando a importância do projeto, objetivos, beneficiados com os resultados e informações geradas. Também foi abordado o tema: conhecendo o ambiente ao nosso entorno (onde falaram sobre o solo, a água, o vento, a importância desses recursos para nossa sobrevivência, a preservação e cuidados com estes recursos), após foi realizada uma caminhada até a estação meteorológica instalada na propriedade do senhor Leomar Thiel, que fica próxima a escola, feita uma observação da paisagem, do solo, seus impactos, o uso deste solo, o arroio, a velocidade do vento, bem como, a apresentação da estação meteorológica (funcionamento, suas medições, o motivo da escolha daquele local para instalação); atividades didáticas participativas como: apresentação da maquete mostrando a necessidade de manutenção da vegetação e como ocorre o processo erosivo e a qualidade da água. O encerramento foi feito com a entrega de questionários para que os alunos e professores preencham na escola no dia seguinte.
Com certeza esta foi uma manhã de construção de aprendizagens significativas na vida de nossos educandos, onde buscamos despertar para uma consciência maior da importância da preservação e cuidados destes recursos indispensáveis a nossa vida.
*Informações da Escola Dr. Jaime de Farias.
Um comentário:
Parabens pela UFPEL nao so aos alunos darem o conhecimento mas à consietizaçao popular da importancia da coservaçao da natrureza. LI que estao monitorando o arroio pelotas , espero que seja um dos muitos trabalhos desta entidade , pois presisam fazer trabalho recuperaçao e orientaçao de todas as margens ribeirinhas dessa agua que já nao é mais potavel, tratamento dos esgotos das cidades, principalmente em pelotas que é a maoior da nossa regiao e que exala forte odor na entrada da cidade.porque ja existem projetos no RS e RN de tratamento das àguas dos domicilios para uso horte e frute granjeiros. tomemos como exemplo da cidade de NY (EUA)que nao trata sua agua de consumo popular ,pois até pagam os lindeiros para cuidarem do rio segundo as reportagens do globo rural veiculadas por 2 vezes. Espero ,com a graça de DEUS que as autoridades e entidades de ensino começem ,nao só à pensar ,mas à trabalhar priotariamente para o bem estar e SAÚDE das geraçoes nem tao futuras asimm.
Postar um comentário