NOVANET

Vida Plena

Gordices da KÁ

01 junho 2012

SGG apresenta projeto de banda larga pública em Canguçu

Foto: Augusto Pinz
Um projeto para implantação de banda larga para os serviços públicos estaduais e municipais sediados em Canguçu foi apresentado pela secretária-geral de Governo, Miriam Marroni, em audiência na prefeitura do município nesta sexta-feira (1º), às 10h. A demanda de estudo de viabilidade técnica surgiu em audiência pública sobre o tema, realizada na Câmara de Vereadores, no final de março.
O estudo técnico foi desenvolvido em conjunto pela Secretaria-Geral de Governo (SGG), por meio da Diretoria de Tecnologia da Informação e Comunicação (DTITel), CEEE, Secretaria de Comunicação e Inclusão Digital (Secom) e Procergs. O principal objetivo é fazer chegar ao município a rede de banda larga pública, utilizando tecnologia via rádio, responsável por fazer a ligação entre as redes de transmissão existentes em Pelotas e Canguçu. A banda será de aproximadamente 200 Mbps, que possibilitará a viabilização da rede física de telecomunicações para o tráfego de serviços.

O custo estimado dos equipamentos é de R$ 171,8 mil, a serem captados pelo município, que pode se credenciar em programas federais de inclusão digital. O acesso à banda larga pública é a primeira fase do projeto e significa prover com rede de internet banda larga escolas municipais e estaduais, postos de saúde, hospitais e estabelecimentos das corporações de segurança sediados em Canguçu, integrando informações e qualificando a prestação de serviços à comunidade.

Canguçu possui um forte movimento comunitário em defesa da qualificação da rede de internet, mobilizado por meio de reuniões, audiências públicas e manifestações a favor da implantação da banda larga. Para Miriam Marroni, a chegada da banda larga irá melhorar a qualidade do serviço oferecido pelos órgãos públicos municipais. "Canguçu é uma cidade que se desenvolve por meio da agricultura familiar. Com esse projeto, podemos qualificar a prestação dos serviços públicos ao pequeno produtor. A tecnologia é uma ferramenta essencial para o progresso e, além disso, é um direito de todos", destacou a secretária, exemplificando um dos muitos benefícios que a Infovia RS pode trazer para a região.
Secom do Governo do RS

Um comentário:

Anônimo disse...

para trazer internet via radio de fora se ja tem uns quantos provedores em Canguçu, tem treta!!!!!!!!!!