NOVANET

Vida Plena

Gordices da KÁ

11 junho 2012

Dr. Airton apresenta justificativa em seu Facebook

O texto a seguir foi escrito pelo pré-candidato a Prefeito Airton Pereira, que retirou sua candidatura pelo PMDB por conta de sérios problemas de saúde. Confira:

"Estou me retirando do processo eleitoral para a prefeitura municipal de Canguçu. Queria muito ser prefeito da minha cidade, pensava poder ser um aglutinador, sonhei com uma campanha limpa, sem sujeira nas ruas, sem placas, sem faixas e sem cartazes poluindo a cidade, sem carros de som fazendo barulho nos bairros, centro e no interior. Pensava em fazer uma campanha de discussão de idéias e ideais, mostrar o que eu pretendia fazer, sem falar no que os outros estão fazendo ou deixam de fazer. Enfim, queria poder falar sobre meus planos e projetos e não perder tempo com o defeito dos outros. Sonhava uma campanha e uma administração com inclusão de todos os partidos, das pessoas de bem, onde todos teriam direito a vez e voz, tudo pelo progresso e bem estar da maioria. Tinha para mim inclusive alguns nomes da atual administração, funcionários de carreira experts na sua atividade, que certamente precisavam continuar na sua função. 
Existem sim muitas pessoas boas neste meio, também existe muito interesse acima do bem comum, perdi no caminho companheiros que me fizeram muita falta. Por meu lado fiz o que havia prometido. Sempre tentei dar a mesma atenção a todos os partidos, nem sempre tive tempo para isto. Os mais novos, recém criados, tiveram de mim a mesma dedicação, o mesmo empenho para que viessem para o centro das decisões. Fui muito cobrado pelo tempo que passava e por não apresentar decisões e fatos concretos. Sobre isto é preciso entender que não há como definir posições em um grupo que não consegue se agrupar. Gastei muito tempo negociando e pouco tempo trabalhando, considerei cada um como se fosse o mais importante do processo, tentei à exaustão valorizar o ser humano que há em cada pessoa, ouvi atentamente a opinião de um por um. 
A eleição toma agora novo rumo, por falta de capacidade minha ou imperícia na condução deste evento. Porém, garanto a todos o que falava no início de tudo, há 14 meses, em primeiro lugar via que a única possibilidade de vitória era a união das oposições e em segundo lugar que eu não concorreria para perder. Afirmo também que não me afastei um milímetro das minhas concepções e das minhas verdades, do que acreditava e defendia. Não consegui realizar meu sonho por Canguçu, minha terra querida, não reclamo de ninguém e sou grato a quem me ajudou. Sinto muito ao perceber um sentimento de inferioridade e de incapacidade que permeia nossas relações políticas, sinto pela falta de postura, de mais vontade e de maior compromisso de cada um com o que é de todos. Sinto que alguns se contentem com um pequeno privilégio pessoal em detrimento de uma possível conquista que contemple a todos.
Mantenho grande admiração pelo meu amigo Joaquim Paulo, e pelo vereador Gerson Nunes, pessoas que quero muito bem. Vivemos entre nós um embate político sem antipatia e sem mesquinharias, pautado pelo respeito mútuo, torço para que os dois tenham uma boa eleição, que não se machuquem, que não se desviem de suas verdades e que principalmente não vejam as suas famílias sofrerem ou tenham a sua saúde abalada como está acontecendo comigo. Não sei quem virá em meu lugar pelo meu partido ou pela oposição, tenho plena consciência de minha responsabilidade e de que não fui feliz na minha empreitada. Agradeço imensamente ao meu partido PMDB que a meu ver tem realmente uma doutrina focada no bem comum, ao PSDB onde tenho grandes e sinceros amigos, ao deputado Pedro Pereira que muito se empenhou em tornar meu nome conhecido. Agradeço ao PSB e PRB. Agradeço ao PT que disse não a minha proposta mas é partido onde tenho muitos simpatizantes. Fico muito agradecido aos pré-candidatos a vereador que me pareciam tão confiantes. Agradeço especialmente aquelas pessoas que me receberam tão gentilmente em suas casas, sempre com respeito e cortesia, independente da sua posição política. 
Peço desculpas aos meus companheiros, àqueles que me admiram, aos meus adversários políticos e suplico aos meus amigos que me entendam. Peço a mais sincera desculpa aqueles que acreditaram e confiaram na minha proposta, e ao meu partido PMDB, não quis enganar ninguém, mas não posso enganar a mim mesmo. Devo desculpas em especial a minha família, aos meus amigos íntimos e a todos os meus pacientes, pessoas tão queridas a quem não dediquei a devida atenção nos últimos meses. Continuo convicto da minha clareza de intenção e da minha lisura de caráter, este sempre foi meu jeito: ou faço as coisas como quero e acho certo ou não faço. 
Considero-me um vencedor por ter tentado, saio deste processo de cabeça erguida, a doença me venceu, meu corpo não resistiu, as dificuldades são muito maiores do que se possa imaginar e do que eu possa suportar. Deixo aqui o registro do meu incondicional amor por Canguçu, o melhor lugar do mundo para se viver, e a torcida para que nós todos escolhamos um bom prefeito com bom coração, com boas intenções e que tenha condições de realizar suas ações."

5 comentários:

Maria Solange Teixeira disse...

Dr. Airton!

Tenha certeza que o amigo tem todo meu apoio e entendo tudo que vem enfrentando. O Sr. é um homem de coragem e principalmente do bem!!!
Estimo sua melhora e Deus esteja sempre com ao teu lado.
Grande abraço!
Maria Solange Teixeira

cleusa disse...

Tenho admiraçao pela grandeza de pessoa que voce é, e pela postura e respeito que tens por si e pelas pessoas, lendo essa matéria fica transparente seu carater.Lamento que mais pessoas nao pensem e ajam como voce isto sim é politica e nao politicagem!
Abraço, saude, sucesso voce ja é um vencedor!

Alguém hehe disse...

é lamentável, sou de partido de oposição nesta eleição, mas admiro muito seu trabalho como médico e o trabalho que desempenhou como pré candidato, infelizmente as pessoas que se põem a disposição da política vão por interesses pessoais e não pensam como tu que pensa na população... a grande maioria dos candidatos hoje pensa em cargos e vantagens e esquece das necessidades do povo canguçuense, lamento muito sua desistência, ao mesmo tempo que compreendo..melhoras!

Vinícius Conrad disse...

Belas palavras! Parabéns pela postura e que melhore logo. Grande abraço

Marcos Pinheiro disse...

O Dr. Airton teve uma saída honrosa do pleito. Parabenizo pela cordialidade mostrada inclusive com quem possa lhe ter feito algum mal. Parabéns pela postura.