NOVANET

Vida Plena

Gordices da KÁ

31 maio 2012

Miriam saúda liberação para construção da Barragem do Pantanoso



Canguçu terá em breve a solução para o problema no abastecimento de água, complicado pela ausência de chuvas nos últimos meses. A secretária-geral de Governo, Miriam Marroni, informa que a Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) emitiu na tarde desta quarta-feira, 30, a licença para a construção da Barragem do Pantanoso.
Esta é uma luta de mais de cinco anos. A obra está sendo aguardada com muita expectativa pela comunidade canguçuense, ainda mais agora neste período de estiagem?, comemorou a secretária. Miriam Marroni promoveu várias reuniões sobre a barragem, no sentido de conferir a realização das tratativas legais e o cumprimento dos procedimentos básicos para a liberação da obra. A secretária entrou em contato direto com a direção da Corsan e da Fepam e organizou reuniões com os técnicos das autarquias, de modo a viabilizar a soluções para o empreendimento.
A licença emitida pela Fepam contempla as obras para ampliação do sistema de abastecimento de água do município, com construção de barragem, com altura de nove metros, com vazão de captação inicial de 41 litros por segundo e final, de 62 litros por segundo, que se somará aos 40 litros por segundo já captados atualmente  na barragem do Moinho. A área alagada será de 55 hectares e o reservatório terá capacidade de cerca de 662,5 metros cúbicos de água. O custo da obra está estimado em aproximadamente R$ 9 milhões.  

Nenhum comentário: