NOVANET

Vida Plena

Gordices da KÁ

10 abril 2012

Derrota para o Executivo

Ver. Gérson foi o proponente do substitutivo e teve apoio de mais dois vereadores.
Fotos: Augusto Pinz
O Executivo Municipal sofreu uma derrota na Câmara de Vereadores, na noite desta terça-feira (10). Depois de convocar uma sessão extraordinária para votação da mensagem 044/2012 que dava Nova Redação ao Artigo 13 do Parágrafo único do Artigo 35 da Lei n° 1.532/1994, de 16.12.1994, que dispõem sobre o plano de carreira do Magistério público Municipal, os vereadores Ailto de Melo (PMDB), Gérson Nunes (PT) e Wendel Vilela (PTB) apresentaram um substitutivo aprovado por unanimidade, tratando apenas do adicional de um terço sobre as férias será pago tendo-se por base do cálculo o período de sessenta dias, podendo ser dividido em até duas parcelas, deixando inalterados e ratificados os demais dispositivos da Lei nº 1532/1994, de 16.12.1994 e alterações.
Em seu pronunciamento o vereador Gérson Nunes (PT) relatou que a pressão proposta pelo Executivo para aprovação da matéria era incorreta. "Eles alegam que precisa aprovar em 6 meses antes da eleição, mas a legislação eleitoral fala que os benefícios não podem ser alterados é 03 meses antes", relatou. Mesmo com um pronunciamento técnico sobre o projeto para os professores presentes, ele não deixou de alfinetar o vereador Joaquim Paulo (Papança) que esteve ausente da sessão, substituido por Daltro Tavares. "O Pré-candidato a Prefeito do PP não está aqui. Fugiu da discussão da matéria", disse. Ubiratan Rodrigues (PP) defendeu seu companheiro. "O Papança tinha um compromisso. E pelo visto estão querendo aproveitar que tem platéia para fazer palanque eleitoral", falou. Rodrigues chegou a desafiar os professores para que falassem quais municípios pagavam melhor que Canguçu. E os professores responderam de pronto municípios como Morro Redondo e São Lourenço do Sul.
O Vereador Ailto de Melo (PMDB) empolgou a platéia ao falar que a situação é crítica para o funcionalismo, pois, existem muitos cargos em comissão. "Tem gente demais e sem qualificação para ocupar cargos até de chefia", comentou.
Ao final os vereadores, que aprovaram o substitutivo sem terminar com os padrões, foram aplaudidos pelos professores presentes.

CLIMA TENSO
O Clima ficou pesado entre os vereadores João Durão (PDT) e César Madrid (PP). Durão criticou o pronunciamento de César Madrid que, em determinado momento, falou que seu próprio pronunciamento seria desnecessário. "Então pra que ficar falando se não tem necessidade?", indagou João. Madrid ironizou dizendo que "queria aparecer". João encerrou seu pronunciamento dizendo que não tinha mais o que falar em uma situação dessas.

13 comentários:

Anônimo disse...

Não adianta nada os vereadores da oposição lutarem pelos professores. Chega na hora do voto eles vão tudo de PP. Basta ver os votos que o vereador oriundo do funcionalismo botou na ultima. Acho que foi uns trezentos votos. Então não adianta essa gente faz barulho mas quando a coisa pega são tudo uns PELEGO. sempre foi assim.

Anônimo disse...

Acho que o comentário acima está enganado, pois nunca houve mobilizações como as que estão acontecendo. Acontece que agora "essa gente" perdeu o medo de lutar pelos seus direitos.

Anônimo disse...

Parabens professores.Acho que estamos no caminho certo. Temos que mostrar isto tambem nas urnas com aqueles vereadores que nao estao do nosso lado. Quem nao comparece é porque nao tem condiçoes de enfrentar qualquer dificuldade, com isso ja perdeu minha confiança, entre muito puxa do PP tambem. Parabens Gerson , Wendel e Ailto assim se faz justiça,quando tem que votar a favor se vota quando tem que ser contra se faz. SE considerem futuros vereadores ou quem sabem prefeitos desta tao querida canguçu

Anônimo disse...

Como é fácil criticar quando se é oposição não é mesmo? Quando vemos o Ver Gerson defendendo os professores até podemos achar que é verdadeiro não é mesmo? E o governo do PT no Estado, cadê o piso? E o Tarso Genro não tem que pagar o piso? Ah esqueci ele é PT só critica e nada faz. Acredite no PT quem quiser se enganar.
Também não sou PP, mas acho uma tremenda cara de pau um cidadão vir discursar como se não devesse esplicações aos professores do estado sobre o governo que ele representa, muda o discurso sr. Gerson esse de tudo pode antes de se eleger e nada fazer depois já era.

MARIOZINHO disse...

bá, mas o candidato da velha guarda,com todo respeito,já tá pipocando,fugindo da raia? Ubiratã,platéia quem tem é circo,vocês como disse e não retiro,tão mais para a escolinha da câmara, que são uma piada para este povo todo que está acompanhando dia após dia estes quatro ano que vocês estão aí,pois piada igual aos quase cinco mil,só eu que engulo.pois sou burro, sou idiota,mas tenho certeza que, quem vai comer alfafa em 2013 não sou EU.MARIOZINHO.

MARIOZINHO disse...

Ubiratã, te admiro como radialista em dia de rodeio,mas em política, só sabes falar bonito ,EU ,como só soube jogar bola,vou com certeza fazer mais um golaço em minha vida....entendestes?grande abraço do cara que quer te ver bem.SEGUE RADIALISTA QUE ISTO ,TENHO CERTEZA QUE SABER FAZER BEM....MARIOZINHO.

Anônimo disse...

Anônimo das 7:13, concordo plenamente com vc!!! Na hora "H" eles vão tudo de PP. E digo mais: os que tiveram na câmara foram uma minoria, pois os outros professores ficaram em casa, com medo de mostrar a cara!!!
Depois ainda querem ser valorizados!!!

Anônimo disse...

para os professores nao tem almento eles deveriam de cganhar o dobro eu so nao entendo pq e q a prefeitura nao da o almento sera q e pq nao tem dinheiro?? acho q eles tem sim pq fiquei sabendo q tem operario encima de maquinas e estam ganhando 30 40 horas a 100% e mais diarias sera q isto e justo alem de estarem em disviu de funcao ainda ganhan

Anônimo disse...

nossa, eu só espero que esse comentário das 12:13 não tenha sido escrito por um professor,parabens...

Anônimo disse...

Vereador do PT
sabe me dizer qual é o piso salarial dos professores nivel I do estado?
Seria 385,00? 20 horas?

Anônimo disse...

ao comentario das 6:00 pm se eu sou ou nao professor nao vem acasso e sim o pq destas pessoas ganharem horas diarias e estarem em disvui pelo visto vc deve ser uma pessoa bem estudada ou nao se for so me responde uma coisa qm foi q t educou e outra eu so quero oq e meu de direito e outra a populacao tem q ficar sabendo destas coisa

Anônimo disse...

isto nao pode acontecer de ter pessoas em disviu de funcao e ganhando horas e diarias de presente isto cabia era do ministerio publico a investigar juntamente com os veriadores ou sera q isto eles nao se aliman a se meter pois qm sabe eles podem perder alguma teta so q nao vam s esquecer este ano tem eleicao

Anônimo disse...

eu não entendo por que a preocupação com os operários que estão tralhando em máquinas, se pelo que entendi do comentário das11;51 am só quer o que é seu de direito, por acaso é o cargo de operador de maquina? Os operários só estão fazendo o trabalho, e se recebem horas por isso,é justo, pois alguém preçisa fazer o serviço pesado, e sinceramente espero que recebas o seu de direito pois também é justo...