NOVANET

Vida Plena

Gordices da KÁ

20 abril 2012

Câmara aprova criação de fundo para transporte estudantil

Os vereadores Canguçuenses aprovaram, por maioria, a mensagem legislativa 041/2012 que cria um fundo municipal para financiar o transporte de estudantes de nível médio e superior de Canguçu para o município de Pelotas-RS. O projeto é de autoria do vereador Gérson Nunes (PT) e agora vai para o Executivo que pode aprovar ou não. A aprovação gerou grande debate e contou com a presença de estudantes e representantes da Cooperativa de Estudantes de Canguçu (Cooesc) – que realiza o transporte estudantil diariamente até o município de Pelotas e tem enfrentado dificuldades financeiras ano após ano para manter o serviço. E com o intuito de ajudar a instituição que o projeto foi apresentado, segundo o autor.
Ver. Gérson, autor da matéria.
O fundo será administrado pela Secretaria de Educação e Esportes e pelos estudantes com um relatório semestral enviado a Câmara que irá fiscalizar o andamento. Para Gérson Nunes, autor do projeto, o fundo deve ajudar os estudantes carentes com a possibilidade de um transporte a custo mais acessível ou até gratuito. Qualquer pessoa ou empresa poderá contribuir com o fundo, bem como arrecadação através de entidades públicas e governamentais.
O vereador Ubiratan Rodrigues (PP) lembrou que através do fundo para o transporte empresas com forte atuação no município poderão ajudar e abater as doações de seu imposto de renda. “Empresas como as fumageiras e até cooperativas como o caso da Cosulati podem colaborar, já que movimentam bastante rendimento em Canguçu”, comentou. Já  o vereador Wendel Vilela (PTB) lembrou que os gastos dos estudantes são maiores do que apenas passagens, ainda arcam com alimentação e material didático, o que torna inviável para muitos ainda arcar com tranporte. Ele também lembrou que o vereador Arion Braga (PP) pediu a doação de um ônibus da Receita Federal para os estudantes. O ônibus veio para a Prefeitura e estaria sendo usado pela Secretaria de Bem Estar Social.
O fundo foi aprovado com maioria de votos. Apenas o vereador César Madrid (PP) votou contra. Madrid queria adiar a votação para consultar a assessoria jurídica da Prefeitura sobre a legalidade do projeto. Ele também acredita que o fundo não irá funcionar como o proposto e sugeriu que se empresas e a população quisesse ajudar poderia fazer diretamente na Cooesc. Madrid chegou a comentar que o próprio presidente da Cooperativa dos Estudantes era contrário ao projeto. Após uma pausa na reunião os vereadores conversaram com integrantes da plateia que se mostraram favoráveis a ideia do fundo. “Será mais uma alternativa para viabilizar o transporte e esperamos que dê certo, sim”, comentou Gérson Nunes (PT).
Vereadores conversaram com a platéia sobre o projeto.
Fotos: Augusto Pinz 

COOESC TEM PRÉDIO PENHORADO
A cooperativa dos estudantes de Canguçu (Cooesc) teve seu prédio penhorado pela justiça por conta de suas dívidas com as empresas de ônibus. O valor teria sido de R$ 155 mil. Foi a segunda penhora. Na primeira, no valor de R$ 150 mil, o comprador não conseguiu arcar com o valor oferecido. Agora a Cooperativa aguarda o pagamento para saber se não será novamente inviabilizado o negócio. Atualmente a Cooesc transporta 445 alunos para faculdades em Pelotas com 09 ônibus em 03 turnos.

6 comentários:

Anônimo disse...

O Vereador Gerson esta fazendo demagogia eleitoral ele deveria exigir que os governos de seu partido a nivel estadual e federal pagassem as passagens, a constituição é clara: Ensino Médio é obrigação do Estado leia-se Tarso Genro e Superior governo federal leia-se Dilma Roussef, não adianta ficar empurrando responsabilidades.

Anônimo disse...

A Prefeitura de Canguçu tem ajudado a várias décadas quem não cumpre seu papel são os governos estaduais e federais que são os responsáveis. Nunca vi ou ouvi o Gerson reclamar dos companheiros, este projeto na vespera da eleição não será eleitoreiro. Por que não marca audiência com secretário estadual de educação e com ministro para viabilizar os recursos de forma prática.

Anônimo disse...

Vereadores deveriam se preocupar a ajudar a COESC que a vários anos efetivamente ajuda os estudantes, se não fosse COESC será que muitos de nossos irmão canguçuenses teriam feito a faculdade, e se não fosse na época o prefeito Odilon que ajudou, lembram do pelegão, então senhores vereadores usem sua expressão política para ajudarem e não em vespera d eelição tirarem coelhos da cartola.

Anônimo disse...

acho que o vereador está tirando proveito da situação para aparecer. achando que o pessoal da cooesc, como eu, vai votar nele,pois os vereadores tiveram quatro anos pra ouvir nossos pedidos de ajuda e nada fizeram.e agora o vereador inventou esse fundo, que também não é a solução dos problemas da cooperativa.isso é PT...

Vinicius B. Lucas disse...

Parabéns a câmara de vereadores Canguçu, pela aprovação deste projeto do vereador Gerson Cardoso Nunes, primeiramente porque realmente a COOESC precisa muito da ajuda da comunidade canguçuense.

Sei que muitos vão disser que foi um projeto eleitoreiro do Gerson, mas que bom que temos ao menos um vereador que faz projetos assim, que vão de encontro aos anseios da maioria da população; Os estudantes estão à margem dos projetos públicos em nosso município a iniciativa do Gerson e extremamente louvável.

Aposto que muitos dos que vão apoiar o Madrid, que votou contra, usando desculpas fajutas, serão contrários ao vereador do PT, afirmando como já disse que é ano de eleição e que ele é pré-candidato a prefeito coisa e tal... Mas pensem bem o Gerson ao longo de seu mandato foi o vereador que mais projetos relevantes para o interesse comum do povo de Canguçu apresentou, isso não só em 2012, mas durante todo o seu mandato, cito aqui alguns, banda larga, regulamentação da CIPA (comissão interna de prevenção de acidentes), requerimento para trazer um campus do IFSUL para Canguçu, tarifa Social da água, ouvidoria Parlamentar, Interiorização do legislativo, “Idoso em Ação”, ficha limpa e tribuna popular, isso para citar apenas alguns dos projetos deste grande vereador petista.

Saiba mais sobre esses projetos e o quanto eles estão ajudando a comunidade canguçuense, no site da câmara municipal: http://camaracangucu.blogspot.com.br/

Vinicius B. Lucas¹³

Anônimo disse...

Hãmmm ? Já tem banda larga?
pelo q sei aconteceram duas audiências públicas - apenas isso.

IFSUL? apenas um requerimento. gostaria de algo concreto.

ouvidoria parlamentar? e tem isso lá?

Interiorização do legislativo? pra que? só para irem lá dar falsas esperanças ao pobre colono?

tarifa social da água? me informa uma, apenas uma família q já se beneficiou disso. se é q existe mesmo.

é. tem louco pra tudo mesmo.