NOVANET

Vida Plena

Gordices da KÁ

06 dezembro 2011

Degar cobra respeito com idosos nos ônibus

Degar (E) reclama de desrespeito por parte das empresas de ônibus.
Foto: Augusto Pinz
O vereador Gilberto Degar (PMDB) desabafa na Tribuna da Câmara de Vereadores sobre a forma que são tratados Passageiros Idosos pela Empresa Iguatur.

Degar disse que ao levar sua nora e seu neto para pegar o ônibus na rodoviária de Canguçu, deparou-se com uma cena nada agradável. Idosos (que possuem Direito a Passagem Gratuita) tendo que ficar à espera que todos os passageiros pagantes adentrem ao ônibus.

Sendo reconhecido por algumas pessoas - vizinhos, inclusive -, foi instigado por estes a tomar uma atitude.

Dirigiu-se ao cobrador, que disse-lhe, que todas as empresas agiam daquela forma. Que era normal.

Sentiu-se coagido pelo motorista do ônibus quando subiu em um degrau da porta de entrada do veículo para verificar se estava tudo tranquilo com sua nora e neto.

"Em todos esses anos de mandato, nunca me senti tão insultado como me senti hoje, por esse motorista. Irei procurar os meios legais e acioná-lo judicialmente!", lamentou.

19 comentários:

Anônimo disse...

Algo tem que ser feito..porque o desrespeito com os idosos é absurdo, acho que é pelo fato deles serem pessoas humildes e muitas vezes ficarem quietos...na verdade esses passageiros não tem muito o que fazer.Ta na hora do poder público fazer por eles.

Anônimo disse...

Nossa, recém agora o nobre vereador observou isso? A quantos anos essa empresa vem insultando seus passageiros e oferecendo serviços precários e nada é feito, as pessoas são obrigadas a viajar nessa empresa porque não sei como ela conseguiu uma forma de proibir a concorrente de transportar passageiros, essa mesma empresa foi multada pelas condições dos veículos que transportavam os alunos da escola José Veridiano, agora essa mesma empresa desrespeita o direito dos idosos. Eu quero saber até quando essa empresa vai continuar fazendo o que bem entende sem que nenhum órgão competente tome alguma providência???
É lamentável, mas tem coisas que só acontecem em Canguçu mesmo!!!

Anônimo disse...

gilberto tu és o carra eu ja vi com meus olhos gue o motorista da iguatur atirou a carterinha debaixo do onibus dai com a bemgala ela tirou debaixo sem ninguem ajudar,respondo dai o cobrador marcou as duas passagens na ida dai o motorista falou gue se gueria viajar deveria pagar geria dizer ao gilberto gue o nato gasta de resolver isso no tapa.

Anônimo disse...

Vereador Degar ainda bem que o Senhor presenciou e nós que temos filhos que viajam com esse tipo de cobrador e motorista quero lhe dizer que nossos filhos ouvem coisas que até Deus duvida, devo esclarecer que o Nato proprietário da empresa até que trata bem mas seus funcionário saiam da frente e ai imagino com os idosos que não podem se defender, isso ai Vereador vamos encomodar essa gente, pq enquanto não tiraram a outra empresa não descanssarão, digo de passagem com a ajuda do seu colega Arion Braga, e tambem não se falando dos cacos de ônibus que colocam.

Marcio disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Marcio disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

parabéns ao vereador, é tomando este tipo de atitude atuando no cotidiano de todos nós canguçuenses, que os vereadores vão ver as coisas que acontecem com todos.

acho que se é lei a gratuidade de passagem para idosos, eles devem ter direito também a viajarem sentados e serem respeitados.

as empresas que fazem transporte pro interior, se provalecem da falta de fiscalização pra viajarem com ônibus sem condições de viajem e sobrecarregados de passageiros, não somos gado pra viajar empilhados!!!!!

Anônimo disse...

n0

Na verdade, não é só esta empresa que faz isto, tem outras que tratam da mesma forma os idosos. Entre elas a empresa Pionesul, que permite a entrada de 04 idosos, os demais ficam numa fila na lateral do ônibus aguardando a entrada dos demais para que depois entrem. Acho desumano e parece que esta gente nunca vai ser idosa.As autoridades devem fazer alguma coisa, pois a gente que é apenas passageiro, não temos o que fazer.

Anônimo disse...

Agora que acordou senhor vereador?
Já existe um projeto de valorização do idoso em atividade, proposto pela secretária e vice- prefeita Mariza, cujo objetivo é proporcionar qualidade de vida, atendimento,acesso e deslocamento destas pessoas com dificuldades...Visa-se que o idoso tenha seu espaço respeitado e seja valorizado por todos...

Anônimo disse...

Anônimo das 7:20AM - Tu não vai dormir sem essa. Não vai mesmo!

Então porque a tua vice prefeita não manda os fiscais fazerem o seu trabalho e cuidar dos velhinhos que estão sendo ultrajados lá na rodoviária? Quer o Bônus? Toma o ônus!

Anônimo disse...

Eu não utilizo o transporte coletivo porque moro na cidade, mas concordo com muita coisa que lí nos comentarios anteriores ao meu; enquanto as pessoas atingidadas diretamente não tiverem a coragem de registrar através de filmagem com celular ou gravação do que dizem, as coisas vão continuar assim, basta ter uma imagem de maus tratos com idosos ou uma gravação para ser levada ao ministério público ou ser divulgada no plenário da câmara de vereadores que as coisas vão mudar.
E ainda não falaram do alto custo das passagens.

Anônimo disse...

Isso é verdade! e não é de hoje que eles estão fazendo isso, como também várias coisas que fiquei sabendo sobre esta impresa!

Regina Fonseca disse...

Concordo , quando dizem que os idosos devem ser respeitados, mas gostaria que o nobre vereador e outros que dizem que os idosos tem o direito de ir sentados, como sentados se eles não cobram passagens , não tem banco marcado. E as pessoas como eu que compra sua passagem e tem o banco marcado, entro no ônibus e tem um apessoa sentada, o que faço? Sei que a educação manda ceder o banco aos mais velhos, mas todos os dias? Trabalho o dia todo e quando me desloca para casa gostaria de ir sentada ,mas se as empresas não utilizarem este método , pago a passagem e não tenho direito nunca ao meu banco.Pois os idosos que não pagam tomam conta de seu banco. E estas passagens gratuitas que estes idosos, deficientes e apaes tem direito , existe um repasse do municipio para as empresas? Como estas empresas conseguem se manter diante de tanta passagem gratuita? Viajo todo dia e mais da metade dos passageiros utiliza gratuidade. Quem não acreditar , faça uma viagem em qualquer linha da rede municipal e observe os cobradores destacando gratuidades. Acho que esta na hora dos vereadores tomarem consciência da situação absurda que ocorre em nosso municipio , se interarem dos problemas , depois sim se sentirem ofendidos e colocarem ônibus da Prefeitura para transportar estas gratuidades, que foram criadas por eles, simplesmente para fins politicos e angariar votos.E isso esta cada vez pior , tem pessoas com carteira de deficientes e com direito a acompanhante , muitos deles percebesse que tem condições de viajar sózinhos, mas como não é a prefeitura que arca com a despesa , dà- lhe carteirinha e as empresas e os usuários que pagam suas passagens que se prejudicam.

Anônimo disse...

Abanar com o chapeu dos outros é muito fácil quando a empresa abastece o veiculo quem paga o óleio os vereadores a prefeitura a manutenção a troca de pneus o demagogo que criou essa lei nunca foi empresário. Levando esse pessoal todo sem pagar e ainda querem onibus de luxo. E os salários do motorista e cobrador quem paga. A vice prefeita essa tem até conta de telefone paga por nós contribuinte.

Anônimo disse...

SERÁ QUE ESSA REGINA NUNCA VAI FICAR VELHA???????????

Anônimo disse...

A Regina tá certa os aposentados tem renda,pode pagar ou então ninguem vai precisar pagar os desempregados os loucos e vamos encher os onibus e ninguem paga nada que beleza e viva a demagogia e o país dos coitadinhos.

Anônimo disse...

O que seu Gilberto presenciou a pouco, ocorre desde muito! É só averiguar! Graças a DEUS eu viajo em outra empresa, onde se respeita os direitos de TODOS, mas educação é tudo,já vem de berço, concordam? Mesmo depois de 12hs. de trabalho eu não tenha onde me sentar...FELIZ NATAL A TODOS, e que o ANIVERSARIANTE DESTE DIA SEJA LEMBRADO DE FATO!Com ATITUDES DIGNAS e CRISTÃS! Pensem NISTO.

Anônimo disse...

QUE ENGRAÇADO!
ESTÃO RECLAMANDO DOS GURIS QUE TRABALHAM NA IGUATUR. SEU DEGAR DEVERIA SE INFORMAR ANTES DE SAIR GENERALIZANDO: INFORME-SE. MUITAS DESTA PESSOAS QUE ESTÃO AI CRITICANDO SÃO AS MESMAS QUE 3 OU 4 VEZES DURANTE A SEMANA VIVEM PEDINDO ENCOMENDAS, fazendo estes mesmos funcionarios HORRIVEIS E SEM CORAÇÃO ANDAREM PRA CIMA E PRA BAIXO CORRENDO ATRAS DE REMEDINHOS, RECEITINHAS E TODO O TIPO DE ENCOMENDAS. E SEJAMOS JUSTOS, EXISTEM VELHOS, MAS NEM POR ISTO PRECISAM SER HIPOCRITAS. TEM UNS QUE MERECEM SIM IR EM PE, VIAJAM TODO DIA, TIRAM OS BANCOS DE QUEM PAGA, ENCHEM O BAGAGEIRO E O SACO DOS FUNCIONARIOS E AINDA NAO QUEREM PAGAR. É COMO DIZ A REGINA SE OS APOSENTADOS, QUE RECEBEM PARADOS NÃO PAGAREM, QUEM VAI PAGAR? NÃO É POR QUE É APOSENTADO QUE É INVALIDO OU INCAPAZ, ISTO ESTA NA CABEÇA DE DELES. ESTA NA COSCIENCIA DAS PESSOAS. CABEM AOS APOSENTADOS LEMBRAREM QUE MUITAS FAMILIAS, FILHOS DEPENDEM DESTE SALARIO QUE VEM DAS PASSAGENS QUE ELES NÃO PAGAM!!!!!!!

Anônimo disse...

ACHO MESMO QUE A EMPRESA TA CERTA, QUEM NÃO PAGA NEM TEM QUE TA EXIGINDO BANCOS E NEM CARROS DE LUXO. ALEM DISSO, GOSTARIA DE LEMBRAR AOS NOSSOS NOBRES PASSAGEIROS QUE RECLAMAM DA IGUATUR QUE A OUTRA EMPRESA SITADA "CONCORRENTE" NUNCA FEZ NEM PRESTOU OS SERVIÇOS QUE OS FUNCIONARIOS DA IGUATUR FAZEM PELA NOSSA COMUNIDADE GRATUITAMENTE, MESMO QUE ESTES NÃO TENHAM SEUS SALARIOS EM DIA ELES NUNCA DEIXARAM DE COLABORAR COM SEUS PASSAGEIROS. ACHO INJUSTO A CORDA REBENTAR NAS MÃOS DOS FUNCIONARIOS... ELES APENAS RECEBEM ORDENS, E PRECISAM GARANTIR SEUS EMPREGOS. O VEREADOR DEGAR, QUE RECEBE UM SALARIO GENEROSO DIGA-SE DE PASSAGEM, DEVERIA SABER DISTO.