NOVANET

Vida Plena

Gordices da KÁ

03 novembro 2011

Burocracia e falta de efetivo atrapalham DP

Fotos: Augusto Pinz 
A Delegada Regional da Polícia Civil, Carla Vernettti, surpreendeu aos presentes na audiência pública realizada pela Câmara de Vereadores para debater a situação precária em que se encontra a delegacia de policia local. A Delegada apontou uma série de deficiências em toda a 18ª região, pela qual é responsável, relatando carências de servidores em todas as delegacias da zona sul. “Hoje a polícia civil enfrenta carência de servidores e carência salarial”, disse.

Carla disse que se sente frustrada por ver serviços prestados na Delegacia de Polícia (DP) local fechados, como o Cartório da Mulher e o Serviço de Plantão, este último uma bandeira de luta sua logo que assumiu a região. “Atualmente não tem como deslocar um policial para o plantão e deixar de ter o trabalho dele no atendimento”, comentou apontado que hoje Canguçu tem 3.500 inquéritos, 2.100 ocorrências que precisam ser investigadas e mais 2000 processos parados. No município de São Lourenço do Sul ocorreu caso semelhante, onde em 30 dias também ocorreu à suspensão do serviço de plantão da DP.

A 18ª região de policia conta, atualmente, com 160 policiais. Destes, 20 em licença de saúde e outros 36 esperando aposentadoria. Um concurso realizado em 2009 poderia ser a solução para o déficit, mas o Governo do Estado não chamou os aprovados que mesmo após a nomeação ainda precisam de 6 meses de treinamento na academia de polícia. “Não sei como administrar a região sem pessoal”, falou.

A Audiência Pública ocorreu a pedido dos vereadores que manifestaram apoio aos agentes policias comprometendo-se a buscar soluções dentro da esfera política para o caso, na tentativa de mais dois novos policiais e dois estagiários para a DP de Canguçu. Ao término da reunião ficou estabelecido que o serviço de plantão funcionará até dia 20 de Novembro, prazo final para a tentativa de novos agentes para Canguçu, quando uma comitiva irá a Porto Alegre tentar sensibilizar o Governo do Estado.

Estiveram presentes na reunião a Delegada de Polícia de Canguçu, Ana Paula Vieira, a Delegada Regional, Carla Vernetti, o Deputado Estadual Pedro Pereira (PSDB), o Prefeito Cássio Mota (PP), além dos 10 vereadores Canguçuenses.

Um comentário:

Anônimo disse...

Pra quem não lembra, estamos no Governo Tarso Genro...