NOVANET

Vida Plena

Gordices da KÁ

13 setembro 2011

PREFEITO DE CANGUÇU ANALISA LEVANTAMENTO DA SAÚDE NO ESTADO

A respeito das repercussões dada à recentes matérias de importantes jornais do Estado, com levantamento sobre a aplicação de recursos na saúde, por parte dos municípios gaúchos, o prefeito de Canguçu, Cássio Mota – ex presidente da Associação dos Municípios da Zona Sul (AZONASUL), ponderou sobre alguns pontos desse levantamento. O Jornal Zero hora em sua edição de sexta-feira, 09.09.11,

“A respeito da repercussão dada às recentes matérias de importantes jornais do Estado, com levantamento sobre a aplicação de recursos na saúde, por parte dos municípios gaúchos, o prefeito de Canguçu, Cássio Mota – ex-presidente da Associação dos Municípios da Zona Sul (AZONASUL), ponderou sobre alguns pontos desse levantamento. O Jornal Zero hora em sua edição de sexta-feira, 09.09.11, em sua capa diz que 100 % dos municípios cumprem a Lei da Saúde - Emenda nº 29 (ainda não aprovada pela Câmara dos Deputados e Senado), na página 6 da mesma edição tece comentário do próprio TCE –Tribunal de Contas do Estado, no qual fica implícito que “os números do ranking não representam necessariamente qualidade do serviço”, pois pode ser que “num determinado município exista um alto investimento na saúde em itens menos relevantes e que isso não resulte em bons resultados em termos práticos”.

Um dos municípios bem situados na pesquisa, Campinas do Sul, com 31,23 % de aplicação na saúde, para que fique bem clara a análise, tem apenas 5.509 habitantes e 261,321 km² de área territorial. Analise-se, igualmente, que os municípios não colocam como gastos em saúde, os investimentos em saneamento, como o Estado o fez, mesmo assim, aplicando menos do que deveria nessa área. O jornal Correio do Povo em sua edição de 11.09.11 destacou que o Estado do Rio Grande do Sul o que menos investe em saúde; em 2010 aplicou 5,4 % (deveria investir 12 %); Porto Alegre perdeu 3 mil leitos para internação pelo SUS – Sistema Único de Saúde. Em todo o Estado a redução no número de leitos chegou a 35 %, fazendo com que o Estado ocupe a 27ª posição entre os Estados da Federação, segundo citou o deputado Darcísio Perondi.

Para cumprir os 12% que deveriam ser gastos reais no setor, coloca investimentos no IPE, CORSAN e Hospital Coronel Frota da Brigada Militar. O próprio secretário Estadual da Saúde admitiu que o Estado “está longe de atingir os 12 % (que Constitucionalmente) deveria investir”. Ressalte-se, isso precisa ficar bem claro, “esse não é um problema de agora, e sim de muitos anos”, se arrastando de um governo para outro. Acrescente-se a isto, que a UNIÃO (O Poder Central do País) também não cumpre até o momento com os 10 % de investimento na saúde e aqui fica pautada “a importância da aprovação da Emenda 29, que estabelece aplicação de 15 % pelos Municípios, 12 % pelos Estados e 10 % pela União”.

Continuando, no dia 10.09.11, o Diário Popular, importante Jornal de nossa Zona Sul, destacou que os municípios estão aplicando, religiosamente, o percentual correto, ou seja, os 15 %. Cita a cidade de Rio Grande, cuja municipalização compreende serviços de atenção básica, de média e alta complexidade e empenha-se demais em ter serviços disponíveis para atender não somente seus moradores, como também a Região, naquelas áreas ainda não existentes nas comunidades da Zona Sul e até de outras Regiões do Estado. Portanto, é necessário que não se analise de forma equivocada esse levantamento, no sentido de desfazer o relevante esforço dos municípios em fazer o melhor que podem, destinando recursos acima de suas capacidades para oferecer a melhor saúde possível aos seus munícipes.

O - destaque negativo – é a não aprovação ainda da Emenda 29, a qual obrigará o Estado e União a investir os 12% e os 10%, respectivamente, na Saúde do País, sem o que qualquer gestão pode ser boa, mas nunca o suficiente o bastante para fazer frente a todas as necessidades, a pasta da saúde carece de recurso financeiro e a continuar assim, o colapso é iminente. Quanto a Canguçu, vale lembrar, temos 3.525 km² de área territorial, 53.259 habitantes, (63 % destes, na zona rural), 15 mil pequenas propriedades rurais, cerca de 17 mil beneficiários da Previdência Social, mais de 6 mil km de estradas para conservar, 36 escolas (só do Município – a maioria no interior). Como um município, essencialmente agrícola, só na área da saúde temos 38 Pontos de Atendimento com uma Unidade Móvel de Saúde (composta por médico, dentista e Técnico em Enfermagem), 26 Postos de Saúde (com todos esses profissionais), um Centro Regional de (Especialidade Odontológica) atendendo além de Canguçu outros municípios da Região, 4 Programas de Estratégia de Saúde da Família (PESFs), 01 Pronto Atendimento 24 Horas, 01 Pronto Socorro, 1 Hospital, 1 Posto de Saúde Central – com pediatras, vacinas e serviços odontológicos, até as 22h, durante a semana, 2 CAPS (Saúde Mental e CAPS AD), Farmácia Municipal com 140 tipos de medicamentos.

Também mantemos um convênio, pelo qual repassamos, mensalmente, R$ 99.700,00 ao Hospital de Caridade (para custear Pediatria, Ginecologia e Obstetrícia, Anestesista e serviços do Pronto Socorro). Mantemos também, serviços de RX, Ultrassom, Eletrocardiograma, convênios para 3 Laboratórios (para Exames Clínicos), Fonoaudiólogo, Oftalmologia e Otorrinolaringologia), SAMU (uma ambulância equipada), 4 ambulâncias, 2 ônibus para transportes de pacientes para centros possuidores das especialidades que ainda não dispomos e outros veículos. Cumprimos com a destinação de 15,99 % para o setor da Saúde. Por certo, entendo que a sociedade precisa usar de sua força, a partir de seu voto dado a seu representante no Congresso Nacional, para pressioná-lo a votar favorável à Emenda 29. Só assim, teremos os 15 % pelos Municípios, 12% pelos Estados e os 10% pela União. Aí sim, acreditamos que poderemos julgar de quem é a culpa pelo caos da saúde, inegavelmente vivido no País no momento, mas que em muitos municípios é atenuada, ou quase inexistente, pelos esforços de seus gestores, junto com as comunidades.”

30 comentários:

Anônimo disse...

O municipio aplica 15.99% sendo que seria 15% o Estado aplica apenas 6% deixando os outros 6 ao léu e a União é bom nem mesmo comentar.
ainda bem que o municipio coloca o ideal na saude caso contrario...

zezinho disse...

eu acho que o sr: prefeito não tem que dar esplicações e sim mostrar trabalho, investindo em ezames que temos que esperar mais de um ano, e contratar especialistas para nosso municipio pois temos que sair daqui para termos consulta em outro municipio!! ou então esperar um ano para ser atendido isso sim é uma vergonha!!!

Anônimo disse...

Parabens ao prefeito pelo esclarecimento,mais uma vez tapa a boca dos criticos de plantão que não fazem nada, apenas falam e como sempre mal de canguçu,mas tenho certeza são os primeiros que correm ao pronto atendimente no menor sinal de dor de bariga.

zezinho disse...

se quisermos ser atendido no pronto atendimento só se for de dor de barriga mesmo, porque se for algum caso grave, ou vão para rio grande ou porto alegre porque aqui não tem especialista e nem ezames!!! mais se tiver dinheiro tem tudo em canguçu, porque o sr: prefeito não contrata mais medicos e mais ezames???? é falta de investimentos!!!!

Anônimo disse...

Para o nosso município... todos as pesquisas são erradas... IBGE... TCE... que estranho né??? Tantos erros dessas pesquisa... quem sabe esta na hora de assumir os erros e tentar melhorar???? reflita prefeito

Anônimo disse...

sr: prefeito como lhe considero grande administrador, espero que fassa mais covenio com o hospital e que invista em proficional capacitado na saude, pois alem de sermos mal atendido ainda temos que esperar no minimo um ano para fazer na maioria dos ezames e contratar especialista pois temos que sair da cidade para ser atendido!!!!

Anônimo disse...

Mas queria saber qual especialista ira vir trabalhar em canguçu,os caras ganham rios de dinheiro ,só atendem a custa de muito dinheiro e assim mesmo tem fila, exames os que tem convenios atendem a todos os municipios e a culpa é de do Prefeito.quem sabe o estado e a união cumpram com a lei dai sobra pra contratar especialistas,coisa que duvido que queiram.

Anônimo disse...

caraca. o prefeito tá cuidando da grama dos outros pelo q entendi. Só fala q os outros não cumprem q os outros isso q os outros aquilo. queremos uma saude melhor apenas isso. se não tem capacidade para nos respaldar larga o osso e pronto. se tivesse tudo as mil maravilha não teriam reclamações. alguma coisa tá errado. ou não? quanto as dezenas de postos de saude não sei quem tá mentindo. se o prefeito ou as pessoas q batem nas portas dos ditos postos e não tem atendimento adequado. tem q rever suas promessas de campanha caro prefeito.

Anônimo disse...

Sinceramente, como tem gente que só sabe reclamar, quando pagam uma CONSULTA PARTICULAR(150,00) esperam mais de uma hora e quando vão embora aínda pedem benção para os médicos, mas em se tratando de consulta no posto , tudo é ruím, nada presta,, é tudo de graça,mas só sabem reclamar, para estes que está tudo errado na saúde do municipio, porque não vão consultar, em Pelotas , em Rio Grande, aliás a quase 10 anos a minha sogra MORREU, sentada em uma cadeira de rodas, precisando de oxigenio, voces sabem porque, simplesmente porque a atendente disse que primeiro é preciso fazer a BAIXA, para depois o doente ser atendido, aqui em Canguçu onde moro a 21 anos nós somos felizes e reclamamos de tudo, lógico que não está 100%, mas eu não troco Canguçu por nada desse mundo....Pensem bem antes de criticar,aqui todos se conhecem e de um jeito ou de outro a gente consegue o que deseja, ou eu disse uma mentira......................

Anônimo disse...

Eu me rendo aos argumentos do Cássio e da Mariza se eles vierem aqui para dizer quantas vezes buscaram atendimento médico ambulatorial ou de emergência, aqui no município. Se disserem quando e com quem fizeram consultas com especialistas aqui em Canguçu. E que mostrem os exames que fizeram, com a respectiva data da requisição e do exame, que para o restante da população leva meses e meses. Se a saúde prestada pelo município é tão boa assim, não há porque o prefeito, incluindo todos os secretários, assessores, etc consultarem fora de Canguçu. Ou o prefeito tem Unimed, Golden Cross???

maria sabe o que diz disse...

eu acho tão estranho ,que o prefeito aplique tanto dinheiro na saúde, e veta um projeto que benefícia poucos funcionários da área da vigilãncia,estes quais trabalhão com veneno,com sangue ,com víceras,com cabeças de cachorro ,que vem uma baita verba para o município,náo querendo mudar o estátuto do funcionalismo ,só por causa de que o progeto que todos já sabemos, é de autoria do nosso pré candidato que todos sabem quem é ,.prefeito se o teu líder não tem capacidade de fazer progetos de fundamento ,pelo menos ampara teus funcionário naquilo que é essencial para eles ,suas saúdes,tu que tanto fala em saúde,tá ,pensa com carinho

Anônimo disse...

Porque as pessoas estão sempre reclamando, a saúde em Canguçu está muito bem SIM, em julho fui cuidar meu irmão em Pelotas ficamos 21 dias no corredor, passando tudo que é tipo de humilhação, não só nós, mas eu vi coisas que só via na televisão, achava que era exagero, tá na hora de darem valor para o que temos aqui, não importa o partido. Chega de quererem que as coisas dêem errado, por favor... basta.
Parabens Prefeito, o senhor está fazendo um bom trabalho na saúde.

Anônimo disse...

Acho que as pessoas tem o direito de pedir e quere mais, na saude sempre o mais é preciso, mas precisamos olhar a volta não precisa ir longe basta ir ao PS de Pelotas e se vê o horror e o descaso, eu tenho IPE pago muito mas ultimamente qdo preciso tenho que ir a Proto Atendimento pq pele ipe tenho que adivinhar que vou adoecer en noi 1° dia do mes marcar a consulta, tenho que te uma bola de cristal, e olha que pago e não é pouco. Clar o que precisa melhora, mas gente precisamos ajuda e para de sermos apenas critica, pois o municipio pra conmtrata especialista com salarios altos precisa de dinheiro, então todos nos votamos em um deputado ta na hora de nos unirmos e exigir que ele votem na Emeda 29 pois ai o estado e a união terão que compri com os 12% e 0s 10%, só desta forma os municipios poderam ter mais autonomia par melhorar a saude,vamos lá essem seu direito de reinvidicar e faça seu dep federal vota na saude´pública.Só critica não adianta, vamos fazer mais é pra todos nós.

Anônimo disse...

Março de 2011 - O caso de uma mãe que alega ter sido obrigada a pagar pelo atendimento recebido no Hospital de Pronto-Socorro de Canguçu (HPS) já chegou ao conhecimento da administração municipal.

A gerente de loja, que pediu para não ter seu nome divulgado, relata que foi até o HPS na noite da última quarta-feira (16). “Era noite e precisei de atendimento para minha filha. Lá (no Hospital), fui informada de que o atendimento deveria ser pago”, diz. Estranhando a prática da cobrança, a mãe pediu um recibo do valor pago pelo atendimento oferecido a sua filha. No recibo emitido – com cabeçalho do Hospital de Caridade de Canguçu – consta o nome da médica, o nome da paciente e o valor cobrado: R$ 100.

Anônimo disse...

Março 2011 - “Denúncia de cobrança irregular no HPS não é a primeira”, diz secretária
Inconformada com a cobrança, a gerente de loja procurou no dia seguinte a Prefeitura de Canguçu para formalizar a reclamação. Como o prefeito Cássio Mota estava em Brasília, não ficou sabendo do ocorrido. A secretária de Saúde e vice-prefeita, Mariza Eslabão, entretanto, já sabe do fato e prometeu medidas duras caso seja confirmada a veracidade da acusação. Na entrevista que concedeu à Rádio Liberdade AM na sexta-feira (18), a titular disse que esta não é a primeira denúncia que recebe quanto à cobranças irregulares no Hospital.

“Tenho conhecimento de que houve realmente essa denúncia, embora eu ainda não saiba detalhes sobre o caso. Mas sei de outras denúncias, inclusive por escrito, onde foi exigida a compra de algum material fora (do Hospital) para que fosse feito o atendimento dentro no Hospital”, relata.

Durante a entrevista, Mariza Eslabão prometeu agir com rigor na apuração do caso. “Estamos averiguando e vamos, sim, exigir a responsabilização. Isso é uma prática repugnante, é uma prática que, de modo algum, pode existir. O SUS (Sistema Único de Saúde) prevê o atendimento totalmente gratuito”, define.

Anônimo disse...

Julho 2011 - O Ministério da Saúde autorizou a construção de 53 novas UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) 24 horas, em 15 estados, entre eles o Rio Grande do Sul. As cidades gaúchas de Canguçu, Venâncio Aires, Novo Hamburgo e Farroupilha serão as contempladas.


A UPA de Canguçu é de porte I, ou seja, tem até oito leitos e capacidade para atender até 150 pacientes por dia. O repasse previsto pelo ministério para a construção e compra de equipamentos é de R$ 1,4 milhão para cada UPA de porte I. A unidade será construída na rua Inácio Teixeira Filho, em Vila Izabel.


As unidades garantem um atendimento eficaz às urgências e estão mais próximas da residência da população. A experiência mostra que 97% dos casos atendidos em uma UPA são resolvidos na própria unidade. A ação faz parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2) e do programa Saúde Toda Hora, que está reorganizando a rede de atenção às urgências do Sistema Único de Saúde. Outras 99 UPAs estão previstas para serem inauguradas em todo o país até o final de 2011.

Alguém sabe dizer em pé está este assunto?

Anônimo disse...

O Ultrassom, do qual fala o Cássio, não foi às custas de investimento municipal, mas sim recursos da esfera Estadual.
----------------------------------
DEPUTADO
Pedro Pereira consegue novo aparelho de ultrassom para Canguçu
Nanra Branco - MTB 11722 - 18/9/2009 - 15:55


O deputado estadual Pedro Pereira (PSDB) recebeu, nesta quarta-feira (16) a confirmação de que mais um pedio seu para melhorar o atendimento de saúde em Canguçu foi atendido. Neste dia, o parlamentar ouviu da Secretária Adjunta da Saúde, Arita Bergmann, que o posto de saúde da cidade receberá os recursos necessários para a aquisição de um aparelho de ultrassom a ser usado no pronto atendimento à população.


O parlamentar atendeu ao apelo da Secretária da Saúde de Canguçu, Alice Squeff, que em 13 de julho enviou ofício (093/2009-SMS) ao gabinete de Pereira solicitando a ajuda para intervir junto à Secretaria Estadual da Saúde para a compra de equipamentos.
No dia seguinte, Pereira entrou em contato com a Secretaria de Saúde, enviando ofício (699/2009) onde pleiteava verbas para melhorias no posto de saúde canguçuense.


A partir daí, através do Projeto de Regionalização da Saúde, iniciou-se o processo de liberação de verbas que culminou no anúncio da última quarta. São R$ 123.900,00 depositados já nesta sexta-feira (18) na conta da Prefeitura de Canguçu para a chegada do aparelho, tão importante para o trabalho dos profissionais e para a prevenção e tratamento dos males da comunidade de Canguçu.

Anônimo disse...

Mais recursos do Governo Estadual para Canguçu, ou seja, nada a ver com investimentos municipais.
---------------------------------
Extraído de: Prefeitura Municipal de Canguçu - 23 de Dezembro de 2010 Recursos para a saúde em CanguçuCompartilhe

O futuro Deputado Federal Jerônimo Goergen (PP) concluiu o encaminhamento formal da liberação de recursos junto ao governo do Estado para o atendimento aos municípios do RS com a finalidade de investimentos em saúde. O município de Canguçu foi contemplado e receberá recursos para investimentos para melhorar o atendimento à comunidade.

Estiveram presentes, no ato de assinatura do convênio a Secretária Estadual de saúde, Arita Bergmann, a Secretária de Saúde de Canguçu Alice Squeff, do Jerônimo Goergen e seu assessor Marcelo Meskó.

"Esta iniciativa representa muito para nós, porque a garantia de investimentos para aquisição de um veículo a mais para a saúde vai qualificar nossos serviços prestados a comunidade", diz a secretária Alice Squef.

Anônimo disse...

deu para entender a super-lotação dos hospitas de rio grande e pelotas:


SÃO CANGUÇUENSES E MORADORES DE OUTRAS CIDADES ONDE A SAÚDE É EXCELENTE.

MINHA AVÓ DE 78 ANOS, QUEBROU A PERNA, E ADIVINHEM PARA ONDE ELA FOI:

Anônimo disse...

E o Conselho Municipal de Saúde de Canguçu, a quantas anda?
Quem são seus membros? O que pensam de tudo isso que está sendo veiculado?
Com a palavra, o Presidente (e demais membros) do Conselho.
Pelo que diz aí embaixo, tem culpa no cartório. DEFENDAM-SE.
Enviem para o Augusto publicar aqui as atas das últimas três reuniões. Queremos saber o que esta gente anda fazendo (ou não fazendo).
-----------------------------------

Os Conselhos Municipais de Saúde são órgãos permanentes e deliberativos com representantes do Governo, dos prestadores de serviço, profissionais de saúde e usuários. Atuam na formulação de estratégias e no controle da execução da política de saúde, inclusive nos aspectos econômicos e financeiros. Clique aqui para obter informações sobre os Conselhos Municipais de Saúde. (fonte: Ministério da Saúde)

Anônimo disse...

Olha quanta gente aí pra se manifestar. Registrem aqui seus pontos de vista e identifiquem-se (a não ser que tenham algo a esconder)
--------------------------------------

Participam do Conselho Municipal de Saúde; Prefeitura Municipal, Hospital de Caridade, Associação de Pais e Amigos Excepcionais – APAE, Sociedade de Medicina de Canguçu, Associação dos Odontólogos, Profissionais de Laboratórios de Análises Clínicas, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Sindicato Rural, Sindicato dos Municipários, Grupo de Idosos, Associação de Bairros e UNAIC.

Informações - Secretaria da saúde

http://smscangucu.blogspot.com/

Anônimo disse...

Caro anônimo das 8:21 (que passou 21 dias no corredor de um hospital com seu irmão em Pelotas)Pergunta: Se a Saúde em Canguçu é tão boaaaa, porque não trouxe seu irmão para cá? Porque o deixou sofrer e sofreu com ele por tanto tempo?

Para as pessoas que dizem que devemos ir à Pelotas, à Porto Alegre, à Rio Grande ... Porque devemos ir procurar atendimento em outras cidades, se moramos em Canguçu? Se contribuímos com IPTU, ICMS, e..., e.... para Canguçu. Não nos furtem o direito de reclamar do que está errado e do que sentimos carência! Caso as coisas melhorem, estejam certos que estaremos aqui à elogiar.

Anônimo disse...

Engraçado a administração os dados que são apresentados estão sempre incorretos excetos os que elogiam, será que estes também não estão incorretos. É muita cara de pau do prefeito. Na foto ele aparece sorrindo deve estar rindo do povo que depende do sus, ele é funcionáriuo estadual usa o ipe e com salário de prefeito pode perfeitamente pagar consulta particular seu eu gnhasse mais de dez mil por mês tmbé não ia reclamar seu Cássio.

Anônimo disse...

Quanta ignorância nestes comentários, os pessimistas de plantão são sempre os mesmos, não conseguem nem administrar suas vidas e ficam criticando. Vão trabalhar, escolham melhor os seus deputados, este Pedro Pereira o que fez até hoje por SAUDE em Canguçu, NADA, um inconformado, só critica, não produz nada, vive as custas os povo, e de mais a mais, estes criticos quando tiveram no governo, O QUE FIZERAM? pmdb, psdb, numca mostraram nada, é pura falta de senso, inveja, mas tudo ao seu tempo, falam que médicos só atendem particular e querem ser administrar com médico e dentistas, tão de bricadeira. Quem tem pra mostrar e fez e fará em CANGUÇU, é o PP. Estes sabem e mostram o que fazem.

Anônimo disse...

Para se ter especialistas em Canguçu a Prefeitura não tem que investir. Exames, especialistas são responsabilidades do SUS. Basta o SUS credenciar medicos e o atendimento estara ai. Mas eu faço uma pergunta? A não ser os médicos do Postão, qual outro médico é credenciado do SUS em Canguçu? E eu mesmo respondo: nem um!! repito: nem um! Nem o tal pre-candidato salvador da patria é credenciado.
E eles se acham no direito de criticar!

Gladiador disse...

Em primeiro lugar eu não gosto de politica, mas dizer o que disse esse anonimo das 12.08, que o Sr. Pedro Pereira não fez nada pela saúde de Canguçu, ou esse camarada é louco ou não é da cidade, tu já entrou dentro nosso hospital, tu conheces os novos quartos do Sus---ou tu nunca precisou do hospital, e tantas outras verbas que vieram para nossa cidade por conta de emendas do Sr. Pedro Pereira, eu acho que tu é um daqueles que prefere votar , na Maria do Carmo, no Zambiazi, esses politicos que só pisam na nossa cidade de 4 em 4 anos, mas de BURRO e TEIMOSO não vota em um político da nossa cidade, procura não misturar a SAÚDE DAS PESSOAS COM POLÍTICA,,, tu é perfeito ou tu já morreu e não te desse conta, para de criticar e fáz alguma coisa de útil nessa vida.......

Anônimo disse...

A SAÚDE EM CANGUÇU É PÉSSIMA. Bom mesmo é Rio, São Paulo, Recife, como monstrou no Profissão Reporter...terça à noite (13/09).

Anônimo disse...

a saude em caguçu esta bom pra quem tem dinheiro e pra quem e puchasaco do prefeito.

Anônimo disse...

O Hospital de Canguçu nos últimos anos cresceu, não necesariamente nessa ordem, devido à:
A-Prefeitura
B- Emendas pessoais de deputados (Cláudio Diaz, Pedro Pereira, Nelson Harter)
C- verbas da consulta popular (algumas trancadas pelo governo do Estado há anos e liberadas graças a pressão dos deputados da nossa região mencionados junto ao governo)
D- doações comunitárias.
Qualquer um que desmereça os citados acima não sabe o quanto é difícil manter um hospital complexo como o de Canguçu. Felizmente mesmo com a rivalidade política entre os citados todos conseguiram ajudar de certa forma.
Fonte: os citados, jornal Diário Popular e depoimentos do diretor do hospital aos órgãos de imprensa.

Anônimo disse...

29 ComentáriosFechar esta janelaIr para formulário de comentário