NOVANET

Vida Plena

Gordices da KÁ

22 setembro 2011

ACANDHIS comemora 23 anos

A Academia Canguçuense de História – ACANDHIS, comemorou no dia 13.09.11, a passagem dos 23 Anos de atuação na comunidade canguçuense. Fundada a 13 de setembro de 1988, a entidade vem, ao longo desses anos fazendo um trabalho de alta relevância, no sentido do resgate e do conhecimento dos fatos históricos, para a geração presente e para futuras gerações de canguçuenses.

Como destacou o seu presidente, coronel Claudio Moreira Bento, a Academia tem trabalhado para a “preservação e conservação da memória histórica de Canguçu”. Durante a programação desta tarde, no Cine Teatro Municipal 27 de Junho Professor Antônio Joaquim Bento, contando com as presenças de várias lideranças, populares e pessoas que fazem parte dos cursos de Artesanato, Música e Teatro do projeto Pontos de Cultura, resultado de uma ampla parceria que envolve o Ministério da Cultura/FURG/Prefeitura e outras parcerias, e cujo Projeto é administrado pela ACANDHIS, foram feitas diversas apresentações culturais, como: do Coral da 3ª Idade da Comunidade São João, Grupo de Crianças da Escola Infantil da mesma comunidade que cantaram no evento e outros. Antes, foi lembrada a história da fundação da entidade e de seu Patrono Dr. Conrado Ernani Bento e a nominata de seus 25 Acadêmicos que a integram e deus respectivos Patronos. O presidente cel. Cláudio M. Bento agradeceu a presença da platéia que lotou as dependências do Teatro e ao prefeito Cássio pelo apoio e pela indicação da ACANDHIS para dirigir o Projeto Pontos de Cultura, que deu uma maior visibilidade à entidade no seio da comunidade em geral. Destacou a dedicação dos integrantes, pelos resultados positivos que vem sendo obtidos, ao longo desses 23 Anos. Disse que a construção da sede da academia é a grande meta, objetivo maior para o próximo ano. “Temos de cultuar as riquezas desse Município”, ressaltou. Por sua vez o prefeito Cássio Mota, presidente de Honra da ACANDHIS cumprimentou os 25 integrantes da entidade e saudou os 23 Anos comemorados. Destacou que os Pontos de Cultura vem sendo muito bem administrados pela Academia e que temos que estar atentos para a sequência desse trabalho. Quanto à construção da sede afirmou que o projeto arquitetônico e o custo da obra já estão sendo levantados pelo trabalho de engenharia para que em 2012 se possa construir esta obra. Também o coordenador do Projeto Pontos de Cultura e acadêmico/historiador Caio Pinheiro esteve presente à reunião festiva.

Nenhum comentário: