NOVANET

Vida Plena

Gordices da KÁ

09 agosto 2011

Pesquisa revela aprovação do serviço de saúde

Medir os índices de satisfação dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) no atendimento público municipal e ter em mãos informações que possam contribuir para melhorar ainda mais os serviços de saúde junto à comunidade, é o objetivo da pesquisa realizada pela Secretaria Municipal de Saúde.
A pesquisa realizada junto aos usuários, será um instrumento a mais para que a equipe de saúde possa manter um controle sobre as ações realizadas e elaborar um diagnóstico situacional dos problemas detectados, ouvindo a população e estabelecendo alternativas para que a SMS possa chegar o mais próximo possível dos índices de satisfação dos serviços oferecidos, destaca a Secretária Mariza Helena Eslabão.
A Secretária revelou durante Audiência na Câmara, que a pesquisa realizada avaliou o grau de satisfação dos usuários da saúde em Canguçu. Os dados ainda não foram divulgados porque estão sendo analisados pelo Conselho Municipal de Saúde, funcionários e representantes da comunidade. “Muitos não sabem dos detalhes desta pesquisa, mas temos uma apuração que revela que temos problemas para resolver, mas que estão ao nosso alcance para melhorar”, disse. Da amostragem feita por 542 usuários, 87,3% consideraram bom, muito bom ou ótimo, o atendimento prestado pela área da saúde, e somente 12,7% consideraram ruim ou péssimo o atendimento. A Secretária disse que a pesquisa foi realizada para consumo próprio, com o objetivo principal, de avaliar e buscar soluções para os serviços que precisam ser melhorados. “Vamos implantar esta pesquisa nas demais unidades de saúde”, comenta, já que a pesquisa foi feita apenas no “Postão”.

Além de avaliar o índice de satisfação, a pesquisa visa consultar o usuário sobre a localidade onde se encontra, centro, bairro ou interior, se a localidade possui ESF, Posto de Saúde ou atendimento da Unidade Móvel e o tipo de atendimento que está buscando.
Pontos positivos, negativos e sugestões também foram colhidos na pesquisa.

Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal de Canguçu

14 comentários:

Anônimo disse...

2 constatações:
1°se compararmos com pelotas ,porto-alegre,é verdade aki as coisas ainda sao um pouco mais acessiveis,em alguns lugares ha funcionarios q se dedicam,mas em otros tem aqueles troxa q não tão nem ai p as pessoas e as tratam mal!!

2°. 87,3% de aprovação , ta certo a coisa não ta tao ruim ,mas tambem nao ta otima como esse nivel de aprovação.
não se enganem
abraço a todos

zezinho disse...

eu quero ver se esta pesquisa foi feita no interior pois os mais necessitados são do interior, onde temos 70% da população e aquela lei que o vereador fez marcação de consultas pelo telefone para odosos e gestantes porque não foi implantada ainda? eu não votei nele mais aquela lei iria ajudar e muito os moradores do interior ai sim poderão fazer apesquisa no interior tambem

Anônimo disse...

Tive a oportunidade de manusear a pesquisa. Que é avalizada por funcionários, usuários e conselho municipal de saúde. A propria secretaria disse ter se surpreendido. Eu tambem! Mas dos males o menor, no questionário da um raio X da situação.
Ta de parabens a secretaria Mariza, independente do resultado.
Isso chama-se transparencia e censo democrático. E ela promete realizar a pesquisa em outros unidades de atendimento.
Para saber fazer basta saber ouvir.
Bonita iniciativa.

Anônimo disse...

Saúde 100% não teremos nunca, assim como em todos os setores, é difícil. Falar, criticar, apontar, esculhambar por razões de simplesmente criticar, por fanatismos de ordem política, é a coisa mais fácil. Temos de ser razoáveis e analisar as questões de forma fria, sem paixões de qualquer ordem, apontando com seriedade o que tem de melhorar, mas reconhecendo o que temos de bom. Basta olhar prá bem perto de nós, em outras cidades e ver o que acontece. É verdade, não é culpa só dos municípios, a culpa maior pelos desserviços, nessa área, assim como em outras, é da falta de investimentos pelos governos maiores, União e Estado, a partir daí poderemos cobrar mais dos Poderes Municipais. Essa é minha opinião."Devemos amar mais a Deus que às denominações religiosas", esta máxima vale também para Partidos Políticos, Clubes de qualquer ordem, e por aí vai. Modesta e burra opinião de um Professor aposentado do Estado.

Anônimo disse...

Eu acho que realmente esta correta a avaliação.
Tenho acompanhado e notei uma evolução muito grande,e melhora no atendimento.
É só isso que as pessoas querem.
Outra coisa, acabou as reclamações no programa do Lineu, e quando elas acontecem a secretaria Mariza responde com educação e respeito. Isso é bom! Tambem tenho ouvido pessoas espontaneamente elogiando o trabalho no radio. Isso não acontecia antes.
Até mesmo na Camara onde a Secretária foi chamada quase que a unanimidade dos vereadores elogiaram as ações da Secretária.
Só não concordava com os demais vereadores aquele que esta fora da casinha. o LELÉ.

José disse...

A pesquisa foi elaborada pela Mariza, e as pessoas tinham que assinar, e foi feita dentro do pronto Atendimento, com auxílio de funcionários.Pergunta, algém já viu pesquisa de satisfação, que o entrevistado tem que assinar? E mais, a população que necessita do serviço, com acompanhamento de funcionário do município iria responder que o serviço não era ótimo? Só em Canguçu no reinado do PP.

Anônimo disse...

Pois é seu "José", será?
Esta muito certo a pesquisa ser feito dentro do Postão, o indice a ser avaliado era o do Postão. E claro que é mais do que justo assinar e colocar o telefone. Para que não apareça vagabundo desocupado e bagaceira escrevendo besteira sobre um assunto serio, que nem tu por exemplo:Covarde se esconde por traz de um psiodonimo falso para criticar o trabalho dos outros. Certamente tu queria que avaliação fosse pessima: Que pena! não deu TU!

Anônimo disse...

qual cidadão iria responder uma pesquiza dentro de um posto falando a verdade do que realmente está acontecendo só as filas já dizem por si própias vai procura otra melhor que está não cola pessoa idosas esperando 1,2 horas pra ser atendidas cai na real falando tanta asneira vais pirar também

Anônimo disse...

a proxima eleiçao para prefeito, vai constar ao lado do voto: nome, cpf, e numero de telefone;
essa aí foi uma votaçao sob livre e expontanea pressao!
tu diz que ta boa a adm., ou eu falo pro medico nao te receitar! entendeu?

Anônimo disse...

O atendimento do Postão é muito bom sim senhor.
Eu fui consultar num medico particular, cheguei no consultorio as 8 horas, o medico chegou do hospital as 10 horas, tinha la dois homens com umas pastas enormes e entraram para dentro do consultório, só foram sair as 11 horas. E eu paguei R$ 180,00.
Minha nora tem IPE, tem só o Ernesto atendendo pelo IPE 3 fichas por dia, tem que chegar a meia-noite pra conseguir ficha pro outro dia.os outros medicos do IPE marcam consulta dia 1º de cada mes para o mes todo, e se paga um monte de dinheiro para o IPE.
Apesar das filas e de tudo mais a gente e atendida mais rapido no Postão do que em qualquer outro lugar. E ainda é de graça. Tomara que continue assim!!!
Duvido alguem contestar a minha afirmação. Duvido!!!
Não adianta querer denegrir a pesquisa, com interesses politicos, por que ela expressa o sentimento da grande maioria.

Anônimo disse...

Parabens ao 10:14AM, ele sintetizou tudo em poucas palavras.
Eu digo mais, o que seria da nossa população sem o Postão. O que seria das pessoas pobres e necessitadas. Seria o caous.
Com relação a filas, não há o que reclamar. Não existe sistema mais justo de que quem chega primeiro é atendido primeiro. Se existir algum lugar gratuito sem fila eu dou um premio.
Hoje tem alguns falando em mudança em Canguçu. Só espero que eles não mudem pára pior, e continuem mantendo a saúde como ela esta hoje. Não precisa mais.

Anônimo disse...

Na zero hora de domingo tinha uma reportagem falando de uma senhora que ficou 23 hs com a perna quebrada dentro da ambulancia aguardando atendimento na capital,em pelotas tem gente nos corredores a mais de uma semana,Nossa Saude é boa sim,não adianta falar mau de tudo o povo não é bobo.

Anônimo disse...

isso é uma vergonha dizer que o atendimento esta bom, o atendimento odontologico pessimo, no interior as equipes incompletas e isso é bom?
na cidade tu vai no postão não tem ficha não tem médico é um fiasco isso tem que mudar

Anônimo disse...

Se é verdade que a pesquisa foi assistida ou orientada, deveria ser despresada.

Creio que configure constrangimento, até.

E certamente é um instrumento que será utilizado nas campanhas políticas em favor de algum oportunista.

Uma pesquisa séria não consta assinatura.

É o dinheiro público sendo utilizado para interesses particulares?

Que manobra!!!!!!!